terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Irã conclui com êxito extração e descodificação dos dados do UAV americano RQ-170 "Sentinel"


O Irã anunciou recentemente que todos os dados do avião não-tripulado (UAV por sua sigla em inglês) americano RQ-170 "Sentinel", capturado em 13 de dezembro de 2011 por unidades de defesa antiaérea iranianas, foram descodificados com sucesso.

Mesmo dotado de um complexo de “auto-defesa” do UAV, os engenheiros iranianos lograram acessar os dados armazenados nos sistemas do RQ-170 "Sentinel”.

O comandante do Corpo Aéreo da Guarda Revolucionária Iraniana, o general Amir Ali Hajizadeh, disse os engenheiros iranianos extraíram e descodificaram com sucesso os dados do RQ-170 "Sentinel”, porém não especificou seu conteúdo exato.

O UAV furtivo RQ-170 "Sentinel” como já foi dito mais acima foi capturado em 13 de dezembro de 2011 pelo Exército Iraniano. O RQ-170 "Sentinel” é considerado o UAV de reconhecimento mais avançado até o presente momento.

Segundo os iranianos o RQ-170 "Sentinel” penetrou cerca de 250 km dentro do território iraniano até a cidade de Tabas, onde o mesmo enfrentou a reação das Forças Armadas Iranianas.

Um dia depois da captura do RQ-170 "Sentinel”, os americanos admitiram que perderam um UAV que participava de missões secretas de espionagem da Agência Central de Inteligência (CIA), algo que até então haviam desmentido. No entanto, os americanos disseram que o RQ-170 "Sentinel” tivera um problema mecânico e foi por isso que ele caiu em mãos iranianos e não por intervenção das Forças Iranianas.


Para ler mais notícias do RQ-170 "Sentinel" clique aqui


10 comentários:

  1. Esa Tranqueira e um bom exemplo para aqueles que vivem acreditando na impossibilidade de detectacao de aeroanaves furtivas, F22 pode ser procimo qualquer dia desses : )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos melhorar os comentários, por favor. O Sentinel não é uma tranqueira.

      Excluir
    2. Tranqueira. kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu quero saber que dados são esses,sera que o irã já descobriu alguma coisa sobre os materiais do RQ-170 "Sentinel”?

      Excluir
    3. gente ele tem certa razao. o RQ-170 nao é uma tranqueira, mas sendo stealth foi detectado como?! transmissao d dados?? interessante o ponto de vista dele.

      Excluir
    4. Primeiramente, não existe mais essa de "stealth". Hoje em dia tem tecnologias capaz de detectar aeronaves que usam essa tecnologia. Na verdade, em sites sérios a palavra stealth é usada de forma genérica. Geralmente especialistas usam o termo "avião de baixa assinatura de radar" ou "avião que evaza radar".

      O RQ-170 Sentinel foi capturado assim:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/12/conheca-tecnica-iraniana-empregada-na_16.html

      O texto a seguir também lhe fará a entender como uma aeronave furtiva pode ser detectada:
      http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/12/o-olho-que-tudo-ve-russo.html

      Excluir
  2. Por quê os EUA ou Israel não atacam logo o Irã ?? Mêdo ? Impotência ? Arrogância ? Covardia ? Estão há mais de duas décadas com a mesma retórica e nada. Acredito que para qualquer um dos dois o Irã seja o beijo-da-morte...

    ResponderExcluir
  3. Não duvido que se os americanos resolvessem atacar o Irã hoje eles venceriam num primeiro momento, Mas ocupar um território enorme como o irã, enfrentar uma resistência muitas vezes maior que a do Afeganistão e a do Iraque juntas,mover homens e material para o outro lado do mundo e mantê los por um longo período.Isso tudo sem a ajuda da Europa Que esta falida, levaria os Estados Unidos a um esforço financeiro que nem eles mesmos conseguiriam suportar,resultando na quebra da economia americana e no fim de de seu domínio mundial. Na minha opinião é essa a corrente que segura o Pitbull americano só lhe restando rosnar e babar de raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei do comentário e personificação dos EUA.
      hehe

      Excluir
    2. verdade..
      se nas guerras do iraque e afeganistão os eua já gastaram um monte imagina no irã;
      vai ser um inferno..
      até pq só para conseguir vencer o irã vai ser difícil e depois tem que ocupar por um tempo o que vai ser pior ainda..

      Excluir
    3. Os EUA não precisam destruir o Irã por completo. A guerra convencional para o Irã já começa perdida. Basta os EUA derrubar o atual regime para sair vitorioso.

      Excluir