quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Estaleiro russo Sevmash inicia a construção de submarino nuclear especial destinado a resgatar submarinos acidentados

Submarino "Kursk"

O estaleiro russo Sevmash, baseado em Severodvinsk, iniciou nesta quinta-feira oficialmente os trabalhos de construção de uma nova classe de submarinos nucleares, a classe Project 09852.

O novo submarino irá realizar operações de pesquisas e busca salvamento em partes remotas e de difícil acesso nos oceanos do mundo, disse o estaleiro Sevmash em comunicado.

Projetado pelo Rubin Central Design Bureau, baseado em São Petersburgo, o submarino também estará envolvido no monitoramento de rotas de transporte e contará com equipamentos para pesquisas científicos.

O estaleiro Sevmash não informou quanto tempo levará para que o novo submarino seja concluindo.

A Rússia se viu obrigado a construir um submarino desse tipo, uma vez que se viu extremamente dependente de países estrangeiros na tragédia com o submarino nuclear Kursk, do Project 949A (Antey).

Anteriormente, o Centro de Reparação Naval OAO “Zvëzdočka”, situado em Severodvinsk, informou que iria retomar a construção de um estação nuclear de grande de profundidade especial, uma versão menor do Projeto 10831 “Kalitka”, também conhecido como “Losharik”.

9 comentários:

  1. Li sobre o A-12 losharik, disseram que poderia ser o submarino russo mais furtivo, pode ir a uma profundidade de 6000 metros, e é bem automatizado. Só soube desse projecto recentemente devido a uns artigos publicados. Acho bem que a Rússia faça isso porque foi humilhante para eles terem de pedir ajuda estrangeira, e eu acho que eles não gostam de ter dependência nesse tipo de coisas com outros paises. Eu até dou a minha opiniao sobrea compra dos blindados Iveco, eu acho que foi uma ma decisão, porque eles conseguem muito bem fazer LMV's de boa qualidade, é só investirem e trabalharem bem nisso (o Volk parece um bom projecto aparentemente a eles ja melhoraram o tigr, com o tigr-6a). Mas eles é que decidem, os EUA tb nao têm independência total em armas nem outros paises da Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os russos comparam o Lince para copiar a blindagem moderna do mesmo, visto que a Rússia não modernizou a blindagem de seus veículos blindados. Mas a blindagem do Lince é alemã e não italiana, que coisa...

      Excluir
  2. -
    -
    Face ao "acidente ou incidente" ? do Kursk...
    -
    ele ficou submerso a meros 100m ..... ate mergulhadores chegavam para resgatar...
    -
    a verdade é mais nebulosa que contam ... FATO !
    -
    XTREME

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi um acidente na seção de armas, não foi?

      Olha o que nosso dicionário diz sobre a palavra "INCIDENTE":
      Evento ou acontecimento imprevisto e desprovido de maior importância

      Eu não acho que o caso do Kursk foi desprovido de maior importância.

      Excluir
    2. -
      -
      me referi a incidente... no sentido do envolvimento de um terceiro fator.. não fortuito
      -
      não acredito na versão ... acidente... da explosão do torpedo super cavitante...
      -
      XTREME

      Excluir
    3. Se você não acredita, é questão de opinião. Mas já foi provado na Rússia que a explosão de uma arma produziria o efeito que está implícito na foto acima.

      Nunca que o Kurks foi atingido por um míssil ou torpedo externo. Isso já foi provado.

      Mas enfim, já falamos sobre esse assunto. Nem você, nem eu somos especialistas em explosões de mísseis para ficarmos especulando, tampouco você tem referências para sustentar o que pensas.

      Excluir
    4. -
      -
      cada um aceita a versão que achar mais ..plausível..
      -
      a versão "oficial" russa tem furos.....não explica porque deixaram morrer por asfixia os tripulantes que sobreviveram...
      -
      em 8hs podiam ter salvo a todos....que morreram após 48hs.. pedindo ajuda ..batendo no casco do mesmo...
      -
      a profundidade era de 100m...não 1000m.......um sino com mergulhadores salvaria a todos...
      -
      e a carta que o oficial sobrevivente a "explosão" relatando o que realmente houve... o governo russo silenciou...carta que carta
      -
      sem entrar nos pormenores da maquina estatal russa logo após o incidente.....
      -
      XTREME

      Excluir
    5. Você sabe o que dizer a palavra plausível? O mesmo que verossímil. O que você acredita não é verossímil!

      De novo as mesmas falácias? Os tripulantes morreram por intoxicação, cidadão. Você sofre de algum problema de compreensão? Você viu algum vídeo do resgate? Se viu saberia que não haveria chance de resgatá-los com vida. Na boa, a missão de resgate do Kursk teve ajuda internacional, você acha que se tivesse algum indicio do que falas, não já teria vindo à tona?

      Uma investigação séria foi levada a cabo e já unanime que os sobreviventes sobreviveram por 4 horas apenas. Fala pra mim: Como a Rússia iria resgatar os sobreviventes sendo que eles não tinha meios para isso? E como os russos iriam salvar os tripulantes sobreviventes, sendo que pouco tempo depois o submarino a temperatura chegou a 8.000 graus célsius? Isso não é os russos que dizem, mas sim os europeus. Procura saber o que os europeus dizem sobre o caso, não vai pelo o que os russos dizem não.

      Como um bando de mergulhadores poderia salvar os sobreviventes, sendo que o compartimento que os sobreviventes se trancaram só poderia ser aberto por dentro, cidadão?

      Até o presentemente momento, está claro que foi um acidente no compartimento de armas mesmo, haja vista os danos causado no submarino.

      Excluir
  3. Seconds From Disaster - S03E03 - Sinking Of Kursk
    http://www.youtube.com/watch?v=ClhhYaqrzgw

    Jimmy
    abs

    ResponderExcluir