segunda-feira, 5 de novembro de 2012

USS Enterprise, primeiro porta-aviões nuclear do mundo, deixará o serviço ativo


USS Enterprise (CVN-65)
O USS Enterprise (CVN-65), primeiro porta-aviões nuclear do mundo já não presta mais serviços à Marinha Americana, uma vez que ele concluiu no último domingo (4) a sua última missão e logo de despedirá do serviço ativo da Marinha Americana de forma oficial.

A cerimônia oficial de retirada de serviço operacional do maior navio do mundo, acontecerá em 1º de dezembro. Uma vez desmontado os reatores e o armamento, o porta-aviões será desmanchado.

O USS Enterprise (CVN-65) chegou em Naval Station Norfolk, em Norfolk,Virginia, depois de concluir sua travessia de número 25 que se prolongou por 8 meses. Durante esse tempo, os caças embarçacos no mesmo realizaram 2.200 surtidas e lançaram 56 bombas no Afeganistão.

O USS Enterprise (CVN-65) atravessou 10 vezes o Estreito de Ormuz, o qual o Irã ameaçou fechar em resposta as sanções econômicas dos EUA e da União Européia.

O USS Enterprise (CVN-65) foi incorporado à Armada Americana em 25 de novembro de 1961. Em outubro de 1962 participou da crise do Caribe, podia levar a bordo bombardeiros estratégicos A-3. Posteriormente participou das Guerras do Iraque e Afeganistão.

Depois que o USS Enterprise (CVN-65) deixar o serviço ativo, os EUA contarão com 10 porta-aviões da classe Nimitz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário