segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Submarino nuclear estratégico russo “Yuriy Dolgorukiy” está pronto para entrar no serviço ativo da Marinha Russa



Submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy é fotografado quando saiu ao mar pela primeira vez

O submarino nuclear estratégico russo K-535 Yuriy Dolgorukiy, submarino insígnia do Projeto 955 "Borey", está pronto para entrar em serviço, comunicou hoje o estaleiro Sevmash.

"Os especialistas do Sevmash já erradicaram as deficiências identificadas pela comissão permanente de homologação. A respectiva ata de inspeção foi assinada pelo Chefe do Estado-Maior da Marinha Russa, o almirante Alexander Tatarinov", diz o comunicado.

O submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy mede 170 comprimento, desloca 24 mil tonadas e pode portar até 16 mísseis Bulava-30.

O míssil balístico intercontinental R30 3M30 Bulava-30 (RSM-56 na classificação de tratados internacionais e SS-NX-30 segundo a classificação OTAN) é um foguete de três estágios e de propelente sólido, que é lançado de uma plataforma submarino, ou seja, por um submarino.

Tem um alcance de 8.000 km e pode portar entre 6 ou 10 cabeças de guerra nuclear hipersônicas autônomas, de 100 a 150 kilotons cada uma, que são capazes de modificar a trajetória de voo.

Depois do submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy, a Rússia colocou em quilha os seguintes submarinos O K-550 Aleksandr Nevskiy, o Vladimir Monomakh e o Knyaz Vladimir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário