quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Rússia espera testar submarino com propulsão de hidrogênio antes do final de 2012
A Armada Russa planeja testar até o fim do ano o submarino B-90 Sarov dotado com o primeiro motor experimental russo de hidrogênio, informou ontem uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia, a qual foi citada pelo jornal russo Izvestia.
No futuro, os propulsores a hidrogênio poderia ser instalados nos submarinos russos da classe Lada e Amur-1500 do Projeto 667. Atualmente os propulsores desses tipo estão instalados somente nos submarinos alemães da classe U-212 e U-214;
Os submarinos convencionais (diesel-elétricos) tradicionais utilizam baterias para alimentar os motores. Quando as baterias se esgotam, estes submarinos tem que subir à superfície para recarrega-las, o que os torna vulneráveis.
No caso de submarinos propulsados por hidrogênio, seus motores elétricos são alimentados por pilas de hidrogênio. Como resultado, isso aumenta a autonomia de navegação e se reduz a acústica do submarino, dentre outras vantagens.
No momento, a Marinha Russa dispõe apenas de um submarino do Projeto 667, o São Petersburgo, o qual passa por testes.
No que se refere ao submarino B-90 Sarov, trata-se de um modelo experimental e único submarino do Projeto 20120. Ele foi construído em 2008, desloca 4 toneladas e rotineiramente é usado em testes de novos tipos de armas.
Que tal um post sobre o projeto do destroyer norte-americano Zumwalt, que já está sendo considerado a embarcação marítima mais moderna e com maior pontencial bélico já construído pelo homem?
ResponderExcluirA Zumwalt nem existen ainda, e tem havido muitas questões acerca dessa embarcação.
ExcluirNão sei de onde você tirou isso. O conceito de mais moderno é relativo. E se isso fosse verdade, 29 embarcações não teriam sido canceladas.
Excluir-
ResponderExcluir-
qual a vantagem pratica de ser a Hidrogênio..face ao atômico ???
-
XTREME
Poder vender as outras nações... e produzir em maior quantidades com menos $$$ aumentando a frota e reduzindo custos, para proteger sua imensa costa é excelente...
ExcluirPelo visto o XTREME não sabe o que é um submarino convencional e um submarino nuclear.
Excluir-
ResponderExcluir-
Michel você continua na sua "saga" rs... de tentar me desconstruir... não sou contra seu blog.....não pegue em armas... kk.
-
não quero .. não tenho tempo e não sou expert ... em armas .. simplesmente gosto.. sua arrogância o deixa cego.... cuidado ao "atravessar a rua"...rs
-
XTREME
Não fui arrogante. Eu apenas percebi uma critica aos submarinos convencionais no seu comentário. Em tempo, não há comparações entre submarinos convencionais e submarinos nucleares. São dois tipos de submarinos para diferentes operações.
Excluir-
Excluir-
não me referi aos submarinos e sim ao meio de propulsão...
-
no meu entender a hidrogênio já tem um serio problema de armazenamento...espaço ocupado...
-
XTREME
Não tem como comparar um submarino convencional com AIP com um submarino movido a energia nuclear. Se os russos estão apostando em submarinos convencionais com AIP é porque essa tecnologia propicia excelentes ganhos. Quem vê você falando assim, até parece que um submarino nuclear da menos problemas de manutenção.
Excluir