segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Rússia entrega mais um lote de helicópteros de ataque Mi-35M ao Brasil

Acima um Mi-35M brasileiro 

A Rússia entregou ao Brasil mais um lote de helicópteros de ataque Mi-35M “Hind E” e assim completou o contrato e espera entregar o último lote dos ditos helicópteros até o final do ano.

Um total de 12 helicópteros devem ser entregues em conformidade a um contrato de US$ 150 milhões assinado entre Brasil e Rússia em 2008.

“Os últimos helicópteros foram entregues em 29 de agosto, disse Igor Korotchenko, chefe do Centro de Análises do Governo Mundial de Armas.

“O Brasil irá receber o restante dos três helicópteros antes do final do ano e o contrato de 2008 será concluído”, disse Korotchenko.

O Mi-35M é a versão de exportação do Mi-24 Hind, helicóptero que foi usado extensivamente pela URSS na Invasão do Afeganistão. O Mi-24/35 é o único helicóptero de ataque que podem transportar carga ou tropas, além de realizar sua principal função: o ataque.

18 comentários:

  1. O helicóptero mais ideal para o Brasil de certeza

    ResponderExcluir
  2. Esse helicóptero não é o ideal para todo o Brasil, ele é ideal para a região amazônica! Seu problema é a baixa autonomia para o enorme território amazônico, se comparado com modelos mais modernos como o Tiger e o Apache. Por outro lado, leva 9 combatentes e isso é excelente para emprego contra o narcotráfico e em missões em que sejam necessárias operações de desembarque para qualquer tipo de averiguação pessoal in loco. Fico me perguntando como se dá a compatibilidade dos equipamentos com as redes de comunicação da Aeronáutica, operando modelos de fornecedores tão diversos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso lhe garantir que sua informação é imprecisa. Se o Mi-24 foi desenvolvido para atender a demanda de uma nação bem maior que o Brasil, no caso a Rússia, por que ele não seria ideal para nós? O Mi-35 não tem essa baixa autonomia que você disse não. As informações que se costuma ter na internet são do Mi-24 ou das versões mais antigas dessa aeronave. Com tanques externos o Mi-35M pode ter um alcance superior de 1000 km. Sobre as suas dúvidas, nos nossos Mi-35M é equipado com aviônicos ocidentais, de gosto da FAB. Não fique preocupado, eles não apresentam nenhum problema de incompatibilidade.

      Excluir
    2. E o Boeing AH-64 Apache não tem toda essa autonomia não, basta ver a versão C/D. O único "defeito" do Mi-35M é que ele tem velocidade bem menor que seus concorrentes.

      Excluir
    3. O mi-24 ja foi dos mais rapidos do Mundo e pelo que vi tem velocidade considerável. É um helicóptero rápido para o seu porte, e digo tb que nenhum helicóptero impõe tanto respeito em termos de design como o mi-35, com o seu design agressivo, como um Krokodile.

      Excluir
    4. se nao me engano o HIND foi o heli de transponte de tropas mais veloz durante varios anos...
      alem de ser muito rapido transporta 9 infantes e tem varias armas de bombas a misseis anti-tanques..
      ele nao e tao rapido quanto o apache mas temos que ver uma coisa:
      um e ataque puro e o outro e heli de suporte,tranporte
      .
      e obvio que o Hind,manobra menos,e tem menos poder de destruiçao que um heli full anti tanques.

      Excluir
    5. Fábio, deixe disso. Hoje em dia nenhuma arma impõe respeito por sua aparência, mas sim por sua efetividade. Na Invasão do Afeganistão com certeza o Crocodilo colocou respeito, afinal os afegãos nunca tinham visto uma máquina como o Hind, mas no final da guerra, que passou a ser respeitado foi o Stinger, que abateu vários e vários Mi-24. Desculpa, a deficiência maior do Mi-24/25 não é a velocidade. Agora me fugiu qual é sua maior deficiência frente aos mais modernos helicópteros de ataque.

      Excluir
    6. Black Hawk, o Hind nunca foi um helicóptero de transporte. Ele é um helicóptero de ataque com capacidade de transporte, não o contrário. O Apache é menos veloz que o Hind em quase 50 km/h. Nada disso. Não há diferenças entre o Apache e o Hind. Ambos são da mesma classe: ataque. A diferença é que o Hind tem capacidade de transporte.

      Excluir
    7. Talvez seja a manobrabilidade e a capacidade anti-tanque (não tenho a certeza desta9.

      Excluir
    8. Não acho que eles tem seja deficiente no que diz respeito a manobrabilidade. É óbvio que ele pode ser um pouco menos manobrável que um helicóptero menor e mais leve, mas pelos vídeos o Mi-35M não tem nenhuma deficiência.

      Capacidade anti-tanque? O Hind tem talvez as melhores armas para um helicóptero de ataque. Os mísseis e foguetes que ele usam são vários dos melhores do mundo.

      Excluir
  3. Não falei que há problema de incompatibilidade de comunicações. Eu perguntei COMO a FAB se adequa para compatibilizar as comunicações de meios de procedências tão diversas.

    Quanto ao alcance de operação, pode chegar no máximo a 500km, o que é pouco se comparado com o Tiger, por exemplo, que opera em um raio de 800km. Com tanques auxiliares, o alcance aumenta, claro, mas o dos outros helicópteros também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que você tinha disse que havia incompatibilidade, eu apenas me adiantei.

      O alcance efetivo das versões mais modernas do Hind foi aumentado. Hoje em dia o Hind pode ter um raio de ação que varia entre 500 a 780 km dependendo da versão. Com tanques externos ele pode passar dos 1,000 km. Ele não é inferior em raio de ação ao Tiger não.

      Excluir
  4. É muito inferior ao Tiger, que opera sem tanques em um raio de 800km. Com tanques externos alcança raio de 1.300km!

    O alcance do MI-35 é no geral 300km menor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está pegando dados das versões mais antigas do Mi-24, isso não é legal. Tem versões do Mi-35 QUE TEM AUTONOMIA DE 780 KM SEM TANQUES EXTRA. Aonde que isso é muito inferior? Onde você viu que o alcance do Mi-35 é no geral 300 km? O alcance efetivo do primeiro Hind era de 450 km. Você acha que eles iriam diminuir o alcance do helicóptero ao invés de aumentar?

      Excluir
    2. O MI-35 operando em raio de 780km sem tanque extra? Onde está a fonte dessa informação inédita?

      Excluir
    3. Esqueceu que eu sou a fonte? A informação é inédita para você. O cliente pode personalizar o Mi-35 ao seu gosto. E essa informação eu obtive em um documentário sobre o próprio Mi-24.

      Excluir
  5. 500km de alance ai compram 12 Helicópteros para um país do tamanho do Brasil é o Brasil está se armando muito rs, 500 km é pouco mais do que a distância do Rio capital para SP capital, isso em estados vizinhos, a nível nacional servira para quase nada essa quantidade, na melhor das hipóteses para ás fronteiras e assim mesmo dividi-los em no máximo 2 ou 3 fronteiras com a simbólica quantidade de 4 a 6 para cada uma. Mesmo que atinga 780 km, a distância de Rio ou SP para Belo Horizonte já é bem maior que isso. Esse Helicóptero é usado na Rússia, mais a Rússia tem centenas deles espalhados em várias partes do país. O Brasil comprou para dizer que está modernizando ás forças armadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, que mania boba de ficar criticando o país. O alcance do helicóptero só é interessante em tempos de guerra, coisa que não estamos. O Exército Brasileiro comprou um lote de 12 helicópteros, mas pode comprar mais. Dizem que o Brasil está de olho no Mi-28 Havoc e dizem que a FAB também quer um helicóptero de ataque. Então, esse número de 12 helicópteros pode ser bem maior. Já que você fala tanto do raio de ação de um helicópteros, pode poderia me dizer qual helicóptero de ataque tem raio de ação superior a 1,300 km? Helicópteros não são caças que podem vôos bem grandes. Não, o Brasil não comprou o Mi-35M para dizer que estava modernizando as Forças Armadas. O Brasil comprou esse helicóptero para criar uma doutrina embasada nos helicóptero de ataque e para estar em paridade com a Venezuela.

      Excluir