segunda-feira, 20 de agosto de 2012
Rússia e Ucrânia revisam o acordo sobre o aluguel do polígono de NITKA
Rússia e Ucrânia assinaram nessa segunda-feira (20) um protocolo de emenda sobre um acordo que propicia Moscou usufruir por meio de aluguel de uma base aérea ucraniana, na Criméia, para o treinamento dos seus pilotos navais.
Em conformidade com um acordo bilateral datado de 1997, a Rússia usa ocasionalmente o polígono de NITKA (sigla em russo para Simulador Cientifico Experimental para Aviação Embarcada), na Ucrânia. Os treinamento nesse polígono tem a finalidade de preparar os pilotos navais russos.
“Durante uma reunião de um subcomitê (Comissão Interestatal Russo-ucraniana), as partes assinaram um protocolo sobre a utilização das instalações ucranianas de Nitka por militares russos”, disse o ministro da Defesa da Rússia, Anatoly Serdyukov.
O novo acordo prevê que os russos devem pagar um pouco mais pelo uso do polígono de NITKA, o uso restrito de um certo número de aeronaves a serem usadas no adestramento, bem como compartilhar o polígono de NITKA com terceiros.
Sob o acordo original, a Rússia pagou a Ucrânia para a utilização do polígono de NITKA com peças de reposição para seus caças Sukhoi utilizados pela Ucrânia.
O polígono de NITKA foi construído na era soviética para que os pilotos soviéticos pudessem ser adestrados igualmente como acontece nos adestramentos em um convpes de um porta-aviões. Após a queda da URSS, o polígono de NITKA ficou sob responsabilidade da Ucrânia.
O centro oferece a capacidade de realizar um excelente adestramento naval, uma vez que possui uma plataforma de lançamento, um “aerofinisher”, um trampolim, uma catapultya de lançamento, um glide path localizer, um marker beacon e um sistema de pouso ópitico.
Anteriormente, Serdyukov disse que o Ministério da Defesa da Rússia estaria disposto a pagar cerca de US$ 700 mil pelo aluguel do polígono de NITKA e se comprometeria a modernizar o mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário