terça-feira, 14 de agosto de 2012

Polônia quer UCAVs para o lugar dos seus Su-22

Um Su-22M4 polaco 
A Polônia está planejando substituir os obsoletos caças-bombardeiros Su-22 da era soviética por UCAV (Veículos Aéreos Não-tripulados de Ataque), disse nesta terça-feira o vice-ministro da Defesa da Polônia ao canal polonês TVN24, Waldemar Skrzypczak.

“Nós estamos observando a possibilidade de trocar alguns Su-25 de nossa frota por aeronaves de ataque sem piloto de longo alcance”, disse Skrzypczak no programa “Polônia e o Mundo” da TVN24. Skrzypczak é responsável pelas aquisições de material bélico do país.

A Polônia tem planos de comprar cerca de 30 UCAVs para 2018 e formar 3 esquadrões dos mesmos. Skrzypczak não disse qual o modelo mais agrada o Ministério da Defesa nem o país de origem de quem proverá os UCAVs.

O Su-22 é a variante de exportação do Su-17M2 da extinta União Soviética. A primeira produção do Su-22 começou em 1976.

A Polônia também considera a compra de uma aeronave de transporte multifuncional, segundo Skrzypczak. Essa aeronave poderá ser israelense, uma que Israel tem uma grande experiência em converter aeronaves civis para o uso militar.

3 comentários:

  1. Será que eles irão comprar aos EUA? Eles sao os que estão mais avançados nesse quesito, embora a Europa esteja a desenvolver UCAVS furtivos.

    ResponderExcluir
  2. É, mas a Polônia pode comprar UCAVs de outro país, afinal os EUA perderam um pouco do prestigio depois que um de seus UCAVs fora capturado pelo Irã. E dizem que foi com tecnologia russa que eles fizeram isso. A Polônia não iria quer ver um de seus UCAVs sendo "hackeados" pelos russos, povo esse que a Polônia não morre de amores.

    ResponderExcluir
  3. lindo esse Su-22M4.
    gustavo

    ResponderExcluir