segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ministério da Defesa da Polônia pode comprar mais de 1.000 veículos de combate "WPB Anders"


O Exército Polonês tem planos de adquirir mais de 1.000 unidades de veículos blindados em diferentes versões, assim noticiou na data de hoje o jornal polonês Rzeczpospolita.

Há expectativa que o Ministério da Defesa da Polônia assine um contrato a empresa OBRUM (Ośrodek Badawczo-Rozwojowy Urządzeń Mechanicznych) para que se inicie a produção em série do Veículo Multifuncional e de Combate Anders ( WPB Anders). De acordo com o jornal polonês, o WPB Anders ainda é um protótipo.

“A ordem será feita com as indústrias de defesa polonesas, mas para avançar na fase de design e produção, será de vital importância cooperar com os principais fabricantes de defesa do exterior”, disse o general reformado polonês, Waldemar Skrzypczak e atualmente vice-ministro da Defesa da Polônia. O Skrzypczak também é responsável pela modernização das Forças Armadas Polonesas.

O programa de tanques da Polônia é parte de um plano de modernização das Forças Terrestres do país. Em janeiro, o ministro da Defesa da Polônia, Tomasz Siemoniak, disse que o lançamento do programa nacional de tanque será um esforço para aumentar a mobilidade das forças terrestre e que o programa é uma essencial para a modernização do Exército Polonês.

O valor do contrato não foi revelado.

Como fora dito anteriormente, o WPB Anders é um protótipo de uma plataforma de Veículo Multifuncional e de Combate. A mesma pode variar de entre 32 e 40 toneladas, dependendo da variante.

O armamento primário do WPB Anders é constituído de um canhão de 122mm  CTG, fabricado pela empresa suíça RUAG. Já o armamento secundário é constituído por uma metralhadora de 7.62mm  UKM-2000C, por uma metralhadora 12.7 mm e lançadores de granadas. A torrenta do tanque pode ser controlada remotamente. O WPB Anders pode transportar entre 3 a 7 tripulantes. A propulsão do tanque fica a cargo de um motor a diesel de 720 hp (540 kW), fabricado pela empresa alemã MTU Friedrichshafen GmbH e o tanque pode desenvolver uma velocidade de 80 km/h . Pouco se sabe da blindagem do WPB Anders, mas o que é certo é que sua blindagem atente o nível 3 e 5 do padrão STANAG 4569 da OTAN. O tanque também é dotado com o sistema, um sistema de defesa ativa fabricado pela empresa israelense Rafael.

3 comentários:

  1. Isso é uma compra de verdade, comprar logo 1000 veículos de combate, é parece ser bom esse tanque multifuncional em, além de MBT, deve servir para: obus autopropulsado, defesa antiaérea autopropulsada, e MLR, será que servira para essas funções? Geralmente tanque multifuncional é isso né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Plataformas blindadas é algo relativamente novo. Eu não acho que o WPB Anders faz as vezes de MBT. Creio que ele será um APC, um IFV, e quiçá algo semelhante ao Gepard alemão.

      Excluir
  2. Agora deu para ver ás funções, é que o vídeo bestava travando

    ResponderExcluir