quinta-feira, 26 de julho de 2012

Parece que a China negocia o fornecimento de helicópteros militares com sua arquirrival, a Índia


Harbin Z-9WZ
A China estaria interessada em vender seu helicóptero utilitário armado Harbin Z-9WZ para Índia, revelou na última terça-feira (24) um oficial da aviação do Exército de Libertação Popular (PLA por sua sigla em inglês).

O Z-9WZ, uma variante do Harbin Z-9, que por sua vez foi desenvolvido às bases do helicóptero francês Aérospatiale Dauphin. Dessa vez, a China não se valeu de práticas que feriu a propriedade intelectual alheia. A Aérospatiale, de bom grato, permitiu que a China desenvolvesse uma versão às bases do Aérospatiale Dauphin e não só isso: prestou apoio intelectual e forneceu componentes aos chineses.

Na última quarta-feira, a China organizou uma exibição para a mídia local e estrangeira, exibição essa que serviu para mostrar as capacidades e as manobras do Z-9WZ.

De acordo com um braço especial da aviação do PLA, esse é o primeiro helicóptero de reconhecimento armado desenvolvido na China.  O Z-9WZ está equipado com canhões, metralhadoras, foguetes e mísseis para engajar alvos aéreos e terrestres, bem como apoiar as operações das tropas em terra.

A exibição foi organizada na sede do 4º Regimento de Helicópteros da Aviação Militar do PLA, que fica localizada no distrito de Tongzhou, Pequim.

Falando aos jornalistas durante ao show aéreo, o capitão Liu Hao disse que a maior mudança nas últimas duas décadas é que agora a China não precisa depender de ninguém para desenvolver suas próprias aeronaves.

Armamento do Harbin Z-9WZ
“Esse tipo de avião desenvolvido e produzido por nosso país. Podemos garantir a instrução, inclusive em condições meteorológicas extremas. Não precisamos importar materiais de outros países para fabricar as aeronaves. Nós dependemos de nós mesmos”, disse Hao.

Questionado sobre a Índia o coronel Yu Guo Yi disse: “Estamos felizes em vender esses helicópteros para Índia.

O PLA tem pelo menos sete regimentos de helicópteros na Aviación Militar do PLA espalhados por todo país, cada um em uma região militar (são sete ao todo). O 4º Regimento de Helicópteros da Aviação Militar do PLA é considerado de elite, pois está sob o comando direito do Estado-Maior do PLA e não sob o comando o comando militar de Pequim.

Os oficias não quiser falar sobre o desenvolvimento do primeiro helicóptero chinês, o CAIC WZ-10. Mas especialistas militares, citados por agências de notícias ocidentais, disse que o helicóptero CAIC WZ-10, que foi introduzido no PLA em 2010, está se transformando em um dos melhores e mais modernos helicópteros de ataque do mundo.

Em tempo, parece que a China se revelou um país capitalista de vez, afinal parece estar negociando um promissor helicóptero militar com um país que tem rivalidades históricas consigo. 

22 comentários:

  1. A China está avançando muito na área militar e o brasil está parado no tempo. Até hoje não vimos falar por parte dos militares ou governo federal em desenvolver um helicóptero de ataque 100% nacional.

    Jonas

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    1. Meu caro, o que a China fez com o Harbin Z-9, o Brasil fez muito antes com os nossos "Esquilos". O Brasil não está parado no tempo, engana-se quem pensa nisso. E sinceramente, eu não acho que a China desenvolva esse helicóptero em sua totalidade. O CAIC WZ-10, por exemplo, tem um motor americano. O motor do Z-9, é um motor francês, da Turbomeca, fabricado sob licença.

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    2. Michel, o Brasil so monta aqui o "Esquilo", ja esse modelo chines e 100% fabricado la, com relacao ao WZ-10 e tb 100% chines, inclusive o motor, so nao entendo pq a India iria comprar este helicoptero ja que a India tambem produz seus proprios helicopteros, como o HAL Dhruv e HAL LCH.

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    3. o Brasil possui uma boa base tecnologica e industrial, mas estamos muito longe do nivel da China e da India tambem, pelo simples fato que oque investimos em desenvolvimento de tecnologia aqui e muito menor do que estes paises investem.

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    4. Uma coisa precisa ficar clara: A China fabrica o Harbin Z-9 sob licença da Eurocopter, o mesmo acontece com o Brasil com os Esquilo. Todos os componentes dos nossos helicópteros são nacionais, ao contrário dos componentes do Eurocopter, que tem que ser importado.

      De onde você tirou que o motor do CAIC WZ-10 é chinês? Você não deve ser um leitor antigo do blog, se é, não é assíduo. A seguir deixo um link para você qual é a origem do motor do CAIC WZ-10 (americana):http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2012/06/empresa-americana-assessorou-china-na.html

      Sobre o que você falou dos helicópteros indianos, veja a capacidade de transporte de tropas deles e você verá que ele já começa em desvantagem em comparação ao Z-9WZ.

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    5. Discordo de você. O Brasil tem uma excelente indústria aeronáutica, muito melhor que a China e a Índia. Não é porque eles tem alguns projetos militares meia-boca que eles serão melhores que nossas. No quesito indústria aeronáutica, o Brasil é superior a China. No quesito aeroespacial e aeronáutico, a Índia nem faz frente ao Brasil.

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  2. será que valeria a´pena para o brasil adquirir alguns desses.

    ass:Tito

    Obs: e seu blog é muito bom

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    1. Valer, valeria... Mas era melhor desenvolver um projeto nacional para ser vendido no exterior também. Por falar em helicópteros, não sei se você sabe, mas a Helibras tem planos de desenvolver e fabricar helicópteros 100% nacionais. Ah, e obrigado pelo elogio.

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  3. Michel, esse plano do Helibras vai ficar 50 anos na espera. O que estou querendo dizer é que existe vontade e não existe ação. Não adianta Helibras querer desenvolver um helicóptero de ataque de qualidade se os militares e o governo não mostrarem interesse.Sem isso, vai ficar somente num plano mesmo.


    Jonas

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    1. Respeito sua opinião, mas não compartilho dessa premissa. É sabido que a Aviação do Exército, por exemplo, está de olho em alguns helicópteros. Também é sabido que a ordem de encomendas das Forças Armadas Brasileiras irá aumentar a cada ano. Também é sabido que o governo vê nas exportações de armas, mais uma receita para aumentar as cifras de nossa economia. Mas enfim, eu não falo do futuro, afinal, ele não me compete. Eu falo do presente e das promessas que estão a fazer, pois são fatos.

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  4. Jones o que vc espera do Brasil que tem 996,157 pessoas que curtiram VEJA no facebook. Logo a VEJA haha, aqui nunca foi um país sério não me levem a mal os patriotas mais verdade seja dita nunca foi e não é um país sério o Brasil, nem nas autoridades e muito menos no povo que lembra que é brasileiro quando tem a seleção jogando ou quando tem algum lutador dando porrada e apanhando no MMA, fora isso quase ninguém lembra que é brasileiro. Aumentou a soberania na política externa sim, para ganhar dinheiro tem muitos negócios em jogo, empresas bélicas são criadas para ganhar dinheiro, vendem meia dúzia de peças daqui para ás forças armadas do Brasil, vende um dúzia de lá, no final das contas não tem poder nem pra proteger a própria capital quanto mais um país continental, para quem fala mal de Israel, lembrem de algo, Israel é mais de 400 vezes menor que o Brasil em território e tem um arsenal muito maior, e ironicamente um índice de desenvolvimento bem maior também hehehe, sem ter pre-sal, nem Amazônia nem nada, essa é a diferença de um país sério para um país como o nosso.

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  5. Michel como você chegou ao esses dados sobre o poderio da marinha brasileira? Será que com F-5 poderíamos enfrentar uma marinha equipado com caças bem mais moderno??

    Claro que sei que Israel não poderia derrotar brasil numa guerra longa e franco , mas que o Brasil poderia derrotar um poucas horas é meio suspeito. Somos um país muito desorganizado e a maioria dos equipamentos da marinha está sucateado ou ultrapassado.

    Jonas

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    1. Ué, os dados é de conhecimento público, não?

      Pra começar, a nossa Marinha não faz uso de F-5. A nossa Marinha faz uso do caça de defesa de frota A-4 Skyhawk. A Marinha Israelense nem tem aviação embarcada.

      Toda a Marinha Israelense é constituída de caças de pequena tonelagem, qualquer Exocet pode facilmente afundar qualquer navio israelense. Sem falar que nossos submarinos são melhores e mais modernos que os submarinos israelenses. Sem falar que o nossos submarinistas são considerados um dos melhores do mundo.

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  6. Michel com o desnível absurdo de tamanho do litoral para o de Israel, o Brasil tem obrigação de ter uma marinha muito mais forte, só para uma simples ´´patrulha´´ do mar brasileiro, vc já precisa uma marinha de certo tamanho, eu não usei de exagero o Brasil é 400 vezes maior que Israel, no entanto tem um arsenal bem menor em exército e força aérea, Israel não precisa de uma marinha poderosa,o território de Israel comparado ao Brasil estado por estado não é maior que nenhum, só é maior que o Distrito Federal como todos aqui sabem não é estado.

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    1. Estamos falando de tamanho ou de capacidades? Em uma guerra regular o poderio do Exército Israelense poderia ser anulado. Se bem que o poderio do Mazi (Exército Israelense) não é lá mais essas coisas. Aliás, nunca foi. A Força Aérea deles é sim algo para se respeitar, até mesmo porque é uma Força Aérea mais do que "disponível", já a nossa... Mas nossos caças F-5 e o Mirage 2000 se estiverem em plenas capacidades, podem fazer um belo de um estrago. Não estou sendo otimista de mais não. Nós temos AWACs, temos mísseis BVR, temos excelentes pilotos e caças atualizados na medida do possível.

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  7. O Brasil tem obrigação de ter uma economia também bem maior, porque afinal de contas tem imensamente mais recursos que Israel, não adianta Israel ter uma ´´boa mesada´´ dos EUA, Israel não tem praticamente riquezas o Brasil tem de tudo, tudo bem que poderiam argumentar o Brasil tem uma população mais de 20 vezes maior, mais gastos do estado isso seria um ponto a ser analisado, só tendo um território 400 vezes maior, e com recursos naturais nem sei quantas vezes maior mais tem nem comparação uma terra com a outra,a dificuldade de Israel manter uma guerra mais longe devido a economia do que o Brasil teria, é mais do que explicável pelo desnível absurdo de recursos, só a Amazônia entregue ás baratas (ou melhor a quem destroe ela), já faria um país riquissím,o, o Brasil é muito rico em recursos naturais, provavelmente o mais rico até do mundo, não tenho dados que confirmem isso, mais depois do pre-sal o Brasil pode-se dizer um país literalmente completo em recursos naturais.

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  8. Este helicóptero não parece o ka-60?

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    1. O certo seria você ter falado que o Ka-60 Kasatka parece com o Harbin Z-9, que está em uso no PLA desde 1980. O Ka-60 Kasatka é um projeto relativamente novo, de 1998. Nem vou falar do Eurocopter AS365 Dauphin, que já voa de 1975.

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    2. o ka-60 kasakta não é um projecto novo, voou foi primeiro em 1998 devido aos problemas economicos que os russos tinham naquela altura. O projecto é do início dos anos oitenta tal como o harbin.

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    3. Tens razão. A Kamov começou a projetar o Ka-60 Kasatka em 1983, mas você não pode falar que o Harbin Z-9 parece o Ka-60 Kasatka. Afinal, o Harbin Z-9 já voava quando o Ka-60 Kasatka começou a ser desenvolvido. Isso sem falar no Eurocopter AS365 Dauphin, que já voava em 1975. Não sei se eu entendi corretamente, mas você deixou nas entrelinhas que o Harbin Z-9 é cópia do Ka-60 Kasatka, quando na verdade não é.

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    4. Eu só achei estranho serem parecidos, mas o harbin é cópia absoluta com elementos melhorados do dauphin, isso é verdade.

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    5. O Harbin Z-9 não é uma cópia do Eurocopter AS365 Dauphin. O Harbin Z-9 é versão chinesa do Eurocopter AS365 Dauphin sob licença.

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