quinta-feira, 5 de julho de 2012
Exército Brasileiro adquire 36 obuseiros autopropelidos M-109A5
O Exército Brasileiro (EB) anunciou a aquisição de um lote de 36 carros do tipo M-109A5 SPG (self propeled gun), obuseiros autopropelidos de 155 mm com alcance de até 30 km. Comprados dos estoques do Exército dos Estados Unidos, estes obuseiros são bem mais modernos que os 37 exemplares da versão M-109A3 atualmente em uso no Brasil, adquiridos da Bélgica em 1999.
Esta compra demonstra a satisfação do EB com seus M-109 e reforça a idéia da aposentadoria dos M-108, considerados obsoletos devido ao baixo alcance da arma principal de 105 mm (15 km), em que pese sua ótima eficiência mecânica.
Os cerca de 50 carros ainda operacionais devem dar baixa na medida em que os novos M-109A5 forem entregues aos grupos de artilharia de campanha auto propulsado (GAC AP) baseados na região sul do Brasil que utilizam o M-109A3. Estes SPG de 155 mm mais antigos serão submetidos a um trabalho de modernização, elevando-os para o mesmo padrão dos novos M-109 adquiridos, sendo então gradativamente repassados aos GAC AP usuários de M-108, padronizando assim a artilharia de campanha auto propulsada do EB com um único modelo.
Uma equipe de oficiais de cavalaria do EB deverá seguir para os Estados Unidos em agosto, onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.
onde terão a missão de selecionar os 36 veículos em melhores condições para aquisição, dentre os oferecidos pelo Exército dos Estados Unidos via FMS.
ResponderExcluirTraduzindo, vamos comprar sucata ?
Juliano, concordo com vc. Vamos comprar sucata mesmo! Ademais, será que versão M-109A5 é tão diferente assim da versão M-109A3? O Brasil vive de fazer esse tipo de favor. Deve ter sido parte de algum acordo militar. Vendemos pra vcs "tal" tecnologia e vcs compram da gente uns obuseiros que já iríamos desmontar mesmo.
ExcluirO US Army mantém a padronização muito elevada. Os veículos estão bons, não é sucata não.
ResponderExcluirMais não tinham falado que não comprariam mais equipamento de segunda mão?
ResponderExcluirCompra 36 M109A5 para aposentar os antigos M108, daqui uns 20 ou 30 anos quando ficarem velhos esses M-109A5, aposentam e compram outros mais novos, e assim o Brasil continua com exército de tamanho de micro país, porque para uma nação continental de mais de 8,5 milhões de KM² definitivamente ás forças armadas do Brasil são uma piada, tão pequenas seria difícil conter um simples levante interno tipo esse da Síria afinal de contas um país que nem o Brasil que não tem nem 500 tanques e nem 100 peças de artilharia autopropulsada entre lançadores múltiplos de foguetes e obuses autopropulsados definitivamente um exército desse é uma piada para um tamanho territorial desse porte. Conheço alguns militares e eles são os primeiros a rirem do Brasil diga-se de passagem.
ResponderExcluirMeu caro, o futuro só pertence a Deus. Nós compramos esse obuseiro americano porque deve ser barato, deve estar em boas condições e outra: Tem pouca coisa melhor que esse obuseiro, você sabia? E também não sei se você sabia, mas o Brasil já construiu um dos melhores obuseiros do mundo, o obuseiro GNH-45 que a até hoje a China fabrica sem pagar direitos autorais.
ExcluirE para os esquerdistas que sonham com a Venezuela, não se iludam a Venezuela é outra piada militar que nem o Brasil, na hora que os EUA quiser toma o petróleo todo da Venezuela brincando de fazer guerra.
ResponderExcluirA Venezuela deixou de ser uma piada militar. Pra mim a maior piada militar é justamente os EUA, um país que tem o Exército que tem e ainda depender dos outros só pode ser brincadeira.
ExcluirPorque as pessoas do nosso Brasil(não sei em outros países da America do Sul)tem tanta raiva da Venezuela??
ExcluirJá outros países do mundo não importando se são de esquerda,direita,de baixo,em sima,(kkkkkkkk)eles ficam felizes quando temos acordos com eles por exemplo, Israel,EUA,Índia,China,Inglaterra,França,Turquia, é etc!! dizem até que O Brasil fez bom negocio??
Alguém pode me dizer o poderio do Exército Brasileiro ? Digo isso porque vejo nossos vizinhos se armando até os dentes e nós só repomos caças e tanques e continuamos com um micro exército bom para defender, digamos, uma extensão territorial de Santa Catarina.
ResponderExcluirGente, se preciso fosse defender o país neste exato instante, somente METADE dos aviões de combate levantariam voo. Então teríamos que conter uma agressão de muitos aviões de combate com uns 15 caças antigos ? Faz me rir.
Se bobear a Venezuela invade o nosso gigante Brasil.
E numa guerra moderna, aviões, drones espiões e helicópteros são as mais mortíferas armas da guerra. Como um exército vai defender seus tanques e soldados se aviões estão bombardeando nossas posições ?
Aliás, soldados que NUNCA entraram em combate real.
Sério, temo pela nossa segurança.
O Irã é um cú, mas ninguém chega perto.
Já aqui é entrar pela porta da frente.
Ninguém é comprometido de verdade com a nossa segurança ?
Não disse "naquele" tópico que os brasileiros estão encantados com as compras de prateira dos novos vizinhos? Não irei falar da real capacidade das Forças Armadas, levaria muito tempo e ainda sim não estaríamos falando com exatidão. O que é fato é que o Brasil é a maior potência da região e sempre será. Nossos vizinhos ou compra caças de segunda-mão ou compra caças recusados por outros países. Veja o exemplo dos Su-30 que a Venezuela compra da Rússia: Esses caças eram destinadas a China, que não quis recebê-los pela péssima qualidade. Aí Chávez pagou barato. O caças venezuelanos, apesarem de ser os melhores da América Latina, estão desatualizado e só veio armado com mísseis de cruzeiro. Por falar em mísseis, se eu não me engano, ninguém usa mísseis mais modernos que como os nossos mísseis BVR. Aliás, só nós na América Latina fabricamos esses mísseis. Uma guerra, meu caro, não começa da noite para o dia. Sempre foi assim. Quem disse que o Brasil nunca entrou em combate real? As duas Guerras Mundiais são o que? As Missões de Paz são o quê? A Operação Traíra é o que?
ExcluirGuerras não começam da noite para o dia? Pelo contrário: guerras com "aviso prévio" é que são raras, daí o perigo de o Brasil não se armar com o pretexto de que não há ameaça agora. Vide Malvinas, Guerra do Congo, Guerra das Areias no Marrocos, Invasão do Iraque pelo Irã, Timor Leste, etc, etc, etc
ExcluirNenhuma dessas guerras começaram da noite para o dia. Você está enganado.
ExcluirEm 2 de abril de 82 os argentinos invadiram, desavisadamente, as Malvinas. Isso não é da noite para o dia? Em 1975 a Indonésia sob o comando do General Suharto invadiu o Timor Leste e praticou um massacre, logo depois da declaração de independência de 28 de novembro do mesmo ano. Isso foi da noite para o dia. São dois exemplos. Há, além dos conflitos já citados, a Guerra da Biafra na Nigéria que também foi do dia para a noite, em 1966. A Sérvia também invadiu a Bósnia em 1992 do dia para a noite. Se eu der mais exemplos, fico até amanhã escrevendo. Guerras, via de regra, iniciam-se do nada. Guerras anunciadas, como a 2a Guerra Mundial, são raras, mas pelo seu tamanho são mais conhecidas. Reveja seus conceitos. É melhor que o Brasil esteja a todo tempo preparado porque guerras, via de regra, iniciam-se do nada e ninguém sai avisando que vai atacar ou invadir.
ExcluirNós estávamos falando de nações mais fortes contra nações mais fracas, não? A Argentina não tinha como peitar a Inglaterra naquela época. E mesmo a sim a guerra não aconteceu da noite para o dia. E todos nós sabemos que os generais argentinos buscaram a guerra para desviar a atenção dos argentinos, uma vez que o país passava por uma grande crise. Ao falar da ocupação do Timor Leste pela Indonésia, mais uma vez você erra no exemplo. E a Ocupação da Indonésia é fruto de uma guerra civil no Timor Leste. E foram os líderes do Timor Leste que pediram a ajuda da Indonésia contra a FRETILIN. A Guerra Civil da Nigéria como o próprio nome já diz foi uma guerra civil. Outro exemplo errôneo ao meu ver. Erra novamente ao mencionar a Guerra da Bósnia, ali mais uma guerra civil que resultou no que resultou. Toda guerra é anunciada, amigo. Todas! Sempre se tenta a diplomacia antes da guerra;
ExcluirJuliano, concordo com vc. Tem noite que quase não durmo pensando nisso. Tenho colegas militares que só querem agora é fazer concurso, desiludidos com as forças armadas. quase 100% dos tanques, obuseiros e baterias ASTROS do país estão na regiao sul do país. As demais regiões estão no abandono. Caso houvesse uma invasão do país hoje lutaríamos como os soviéticos na segunda guerra, com um rifle para cada 3 ou 4 homens. As bases aéreas de Natal e Recife não tem aviões com capacidade sequer de se autodefender de caças modernos, já que o Tucano é de treinamento para a caça de helicópteros e elementos em terra. Os distritos navais do nordeste são uma piada, com navios que serevem apenas para missão de resgate no mar, incapazes de enfrentar uma corveta moderna que seja. Os americanos pretendiam bombardear Natal por 15 horas para começar uma invasão caso o Brasil não aderisse aos seus interesses. Só nos restaria correr, pode ter certeza. Os generais daqui devem copiar a estratégia soviética da 2ª Guerra Mundial, "vamos vence-los pela extensão do nosso território".
ResponderExcluirQue militares são esses? Oficiais? Duvido que seja. Querem fazer concursos agora que os soldos aumentaram? As melhores armas brasileiras estão defendendo os alvos estratégicos, é sempre assim. As nossas instalações estratégicas estão no sul ou no sudeste. Isso acontece em todo lugar do mundo. Veja como vocês criticam sem saber: O Brasil não descobriu o pré-sal? Pois bem, por esse motivo se eu não me engano mais duas frotas da Marinha serão criadas, novos submarinos serão comprados, assim como fragatas, destróieres de defesa aérea, mísseis, caças, aeronaves de patrulha marítima... É sempre assim. Como assim as demais regiões estão em abandono? A região Amazônica talvez possui os melhores soldados de infantaria, os mais bem equipados...
ExcluirIsso mesmo Michel, são oficiais sim, formados na AMAN. tem um até recentemente promovido a capitão que está quase terminando o curso de direito e fala pra todo mundo que vai migrar pra área jurídica assim que possível. Como em todas as profissões, entre os militares também existem os insatisfeitos.
ExcluirQuanto à amazônia, fico feliz em saber que a nossa infantaria de selva está por lá. Se está tudo bem por lá deve ser pq eles não precisam de apoio de blindados pesados, baterias de mísseis e de um bom reforço aéreo. Deve ser um batalhão de "homens de ferro". Fico mais tranquilo agora.
Esse daí deve ser um caso de uma pessoa que não entrou para as Forças Armadas porque gosta, mas sim para ter uma estabilidade financeira em um primeiro momento. O citado também deveria ter adentrado na AMAN para estudar. Eu quando jovem também pensava em ser militar, mas eu sempre quis uma vida confortável, por isso desisti de ser militar. Eu faria o mesmo que a citada pessoa que você falou. Mas jamais minha moral ficaria baixa por causa do soldo.
ExcluirO Brasil segue na contra-mão. Todo mundo equipando suas defesas, gastando pra valer, e o Brasil economizando com sucatas.
ResponderExcluirSó fazem guerras com aviso prévio contra quem não tem como se armar, tipo o Iraque destruído pelo embargo econômico, ai ficaram 1 tempão ameaçando para invadir, fora isso é sempre questão de pouco tempo, até o Afeganistão foi assim, em 26 dias sem provas nenhuma na época criaram uma guerra, é claro o Brasil por ser um país pacifico os pretextos se tornam mais complexos, mais desde que começaram guerrear por ´´democracia e direitos humanos´´ qualquer um pode se tornar alvo do nada, cria uma guerrilha com apoio externo qualquer governo vai reprimir, a guerrilha se declara democrática acabou já tem o pretexto do dia pra noite se criar uma guerra, e dizer que um governo é repressor cara é a coisa mais fácil do mundo, em todo país tem pessoas sendo torturadas em presideos, a mídia tem poder de deturpar qualquer fato e diga-se de passagem não tem nenhuma democracia q deixaria de reprimir quem pega-se em armas contra um governo, pretexto pra criar guerra é a coisa mais fácil do mundo, e ninguém cria uma grande máquina bélica do dia pra noite
ResponderExcluirNão amigo, você está completamente errado. Uma guerra nunca começa da noite para o dia. O Iraque sempre teve forças armas respeitadas, é mentira? Quer comparar o Afeganistão, que era um antro do terrorismo, com um país de soberano como o nosso é brincadeira. O Afeganistão à época não era um estado de direito. E não sei se você sabe, mas os EUA já tinham plano de atacar o Afeganistão na administração Clinton, outro plano foi traçado em janeiro de 2001 e um dia antes de 11 de setembro aprovou um plano para usar a força contra o Afeganistão, caso o país não entregasse Bin Laden. Veja mais sobre esse assunto no link que segue: http://www.guardian.co.uk/world/2004/mar/24/september11.usa2
ResponderExcluirEu não concordo com a invasão do Afeganistão, mas compreendo o argumento americano. Foi a Al-Qaeda que atacou os EUA, não foi? A base dela não era no Afeganistão? Então, não teve essa de “26 dias de mentira” como você disse.
O Brasil já tá fabricando mísseis BVR? Não sabia dessa, que eu saiba fabricamos o PIRANHA e estamos desenvolvendo em conjunto com a África do Sul um WVR.
ResponderExcluirSim, nós fabricamos o míssil A-Darter, que é um míssil BVR.
ExcluirPrezado,vc está fazendo uma tremenda confusão.
ResponderExcluirO Brasil e a AFS estão desenvolvendo o míssil WVR A-DARTER,sendo que o seu seeker é por IR. O R-DARTER, esse sim um BVR,tem um seeker guiado por radar ativo.
E outra o nosso Derby,BVR israelense, operado tb pelo Chile não é o BVR mais moderno,não esqueça que o Peru foi o primeiro país da América Latina a operar um BVR,VYMPEL R-77,sem esquecer que o Chile tem AIM-120 AMRAAM.
Não tô fazendo nenhuma confusão. O A-Darter é considerado um míssil BVR. Sobre o Peru e o Chile, eles apenas são operadores, não desenvolvem mísseis.
ExcluirEstado de direito existe apenas na definição, a Iugoslávia elegia seus representantes, Milosevic foi eleito e derrubado no voto popular, e a ´´comunidade internacional´´ definiu como ditadura, como sempre quando querem derrubar um governo o definem como ditador (não estou entrando na questão de massacres etcnicos feitos por ambos os lados do conflito e sim na questão de definição altamente conveniente do q seja democracia), a velha briga mitológica e fajuta do ´´bem contra o mal´´, ninguém quer diplomacia, a industria bélica vive de guerras, sem guerras não se mantem os megas contratos não vem expor ás novas armas etc... eles fingem negociar que é diferente e apresentam soluções unulaterais não conseguem nada e tem pretexto pra guerrear, a política é simples de entender.
ResponderExcluirComo assim Slobodan Milošević foi eleito e derrotado no voto popular?
ExcluirO Milosevic perdeu ás eleições em 2001 que realizou na Servia, foi nas eleições e não na guerra contra a OTAN que o Milosevic foi derrubado.
ExcluirA prova do que falo, ninguém se preocupa com o Bahrein na ´´comunidade internacional´´ mais com a Síria nossa está todo mundo preocupadíssimo, guardada ás devidas proporções de países, para um país de menos de 700 km² como é o Bahrein menor que a cidade que moro que é Petropolis q tem 774 km², o governo do Bahrein está tanto ou mais repremindo do que na Síria que tem quase 200 mil km², na Síria a oposição do Assad tem como se expandir, no Bahrein cada meia dúzia q vc mate, da um impacto grande, o país tem tamanho de cidade média e fácil assustar o povo inteiro.
ResponderExcluir