Os Emirados Árabes Unidos firmou com a empresa americana Oshkosh Defense um contrato para a aquisição de 750 veículos blindados do tipo M-ATV.
O valor do contrato não foi revelado, mas em 2010, o Pentágono comprou da mesma empresa um total de 1.460 blindados M-ATV pelo valor de US$ 640 milhões. Se analisarmos tão somente a matemática, o país do Oriente Médio pagar cerca de US$ 440 milhões por 750 veículos.
O EUA considera os Emirados Árabes um dos seus principais aliados na região e se supõe que o país pagou o preço mínimo pelos blindados.
O Oshkosh M-ATV é um veículo do tipo "MRAP" (Mine Resistant Ambush Protected). Ele foi projetado para fornecer os mesmos níveis de proteção que os MRAPs anteriores mais pesados, porém ele tem uma mobilidade bem maior e é destinado a substituir os famosos M1114 HMMWV.
O M-ATV utiliza o chassis MTVR, a suspensão TAK-4 e blindagem foi desenvolvida pela empresa Plasan para a Northrop Grumman/Oshkosh JLTV. A blindagem em forma de "V" oferece proteção para os ocupantes frente ataques com IED. Ademais, os pneus são dotados do sistema Run Flat, que permitem que o M-ATV possa se deslocar até 30 milhas mesmo que dois pneus percam a pressão.
O veículo também pode viajar até 1 km se for atingido no motor por uma salva de projéteis 7.62mm.
O M-ATV tem em seu teto uma torreta capaz de suportar uma metralhadora M240, um lançador de granadas Mk-19 ou um lançador de mísseis guiados BGM-71 TOW. As armas dessa torreta pode ser controladas de modo remoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário