terça-feira, 10 de julho de 2012

Bazalt está desenvolvendo novo lançador de granadas para o Exército Russo


O Exército Russo vive a expectativa de receber em breve um novo/avançado lançador de granadas, disse nesta terça-feira o comandando do Exército Russo, o coronel-general Vladimir Chirkin.

O lançador de granada “Grok” está sendo desenvolvido no momento pela empresa Bazalt, uma das maiores referência em armas anti-tanque do mundo.

As características do lançador Grok incluem: maior precisão, maior alcance e pesa menos de ¼ com relação a versão padrão do  RPG-7V.

O custo do Grok é menor do que os lançadores de foguetes anti-tanque, porém sua eficiência é semelhante a essas armas mesmo a longa distância.

7 comentários:

  1. Aproveitando que o tópico fala em RPG, MIchel o que vc acha do sistema Trophy de Israel que diz que protege os tanques e veículos blindados de qualquer míssil ou RPG? Para quem não saiba esse sistema não existia na guerra de 2006 contra o Hezbollah. Eu pesquisando sobre o assunto, vi dizerem que a Rússia fala que a RPG-30 consegue destruir esse sistema e Israel nega, o que vc acha sobre o Trophy?

    ResponderExcluir
  2. O Trophy é um bom sistema se levarmos em consideração armas anti-tanque obsoletas, mas perde e efeito para os melhores APS do mundo. Sim, o Trophy é ineficaz contra o RPG-30 e o RPG-32 Hashim que lançam duas granas, a primeira serve para burlar os sistemas a APS, a segunda de fato atingi o veículo blindado com carga explosiva.

    ResponderExcluir
  3. Interessante isso do RPG-32, existe licença para produzir no Brasil, já produziram a RPG-32 para exercito brasileiro informante?

    ResponderExcluir
  4. E se já produziu a RPG-32, saberia a quantidade adquirida de lançadores para o EB?

    ResponderExcluir
  5. A AVIBRAS conseguiu a licença para a produção do RPG-32 Hashim, porém eu não tenho a informação de que as Forças Armadas Brasileiras encomendaram essa arma anti-tanque. Por falar nessa arma, fora o Informante que deu essa notícia com exclusividade. Veja:
    http://codinomeinformante.blogspot.com.br/2011/08/russia-e-brasil-negociam-producao.html

    ResponderExcluir
  6. Muito bom esse texto falando dos acordos com a Rússia, mais e os veículos blindados russos "Tigr" e os caças Su-35BM que foram citados naquela sua outra reportagem, foram tiradas licenças deles também ou não para produção no Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até aonde eu sei nenhuma força policial, tampouco militar comprou unidades do Tigr e também não tenho informação de que o nosso governo irá comprar o Su-35BM e montá-lo sob licença.

      Excluir