segunda-feira, 30 de julho de 2012
Até que enfim: Submarino estratégico “Knyaz Vladimir” é posto em quilha
No último dia 25 de julho, o Informante adiantou que o submarino nuclear russo lançador de mísseis “Knyaz Vladimir” (Príncipe Vladimir), quarto submarino da classe Borey do Projeto 955, e primeiro submarino do Projeto 955A, seria posto em quilha.
Pois bem, hoje o Knyaz Vladimir foi posto em quilha em uma cerimônia, a qual contou com a presidente do presidente russo, Vladimir Putin.
Putin recordou que a Rússia terá 8 submarinos da classe Borey até 2020 e destacou a contribuição do estaleiro Sevmash para o desenvolvimento militar do país.
“No total, haveis construído 129 submarinos. É um recorde único. Não se sei se haverá no mundo outra empresa que tenha feito tanto por seu país”, disse Putin acerca do estaleiro Sevmash.
O presidente da Federação Russa ressaltou a necessidade de abordar o quanto antes a construção de navios promissores que “irão determinar a futura fisionomia da Armada e, portanto, hão de ter armas, sistemas de controle, reconhecido e comunicações correspondentes”.
Situado no noroeste da Rússia, o estaleiro Sevmash é o único estaleiro russo que constrói submarinos nucleares. Atualmente, no estaleiro Sevmash, se constrói um submarino do Projeto 955, o submarino Vladimir Monomakh. Outros dois submarinos, o K-535Yuriy Dolgorukiy, navio insígnia da classe Borey, e o K-550Aleksandr Nevskiy tiveram o processo de construção finalizado e atualmente estão passando por testes em mar. Ambos os navios entrarão em serviço na Armada Russa ainda esse ano.
O Knyaz Vladimir já começou a ser construído há alguns anos, mas não foi realizado a cerimônia oficial do seu lançamento. Seu casco está quase pronto.
Os submarinos estratégicos do Projeto 955 “Borey” serão a ponta-de-lança das Forças Navais Estratégicas da Federação Russa depois de 2018, quando na ocasião serão retirados do serviço ativo os submarinos do Projeto 941 (Akula) e 667 BDR e BDRM (Kalmar e Murena, Delta-3 e Delta-4 para na classificação OTAN respectivamente).
O armamento é constituído de torpedos, 6 mísseis de cruzeiro RPK-2 Viyuga, 12 mísseis balísticos navais estratégicos RSM-56 Bulava, que terão o alcance de 8.000 km, os quais podem ser armados com até 10 ogivas de guiamento individual e de reentrada múltipla. A tripulação do submarino é de 107 pessoas, incluindo 55 oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário