segunda-feira, 25 de junho de 2012

Venezuela “empresta” um de seus caça F-16 afim de preparar o Irã para um possível ataque américo-sionista

A Venezuela repassou ao Irã pelo menos um caça F-16A/B Block 15, assim confirmou um alto funcionário da Força Aérea Venezuelana (FAV), que foi citado pelo jornal espanhol ABC.

Trata-se de um modelo biposto que foi desmontado, colocado em containers e transportado para o Irã em um Boeing 707-694 da FAV desde a vase de Maracy, com escalas no Brasil e Argel. Más tarde, a Venezuela enviou ao Irã pilotos para adestrar os pilotos iranianos no manejo do caça, que foi montado de novo na base aérea de Mehrabad, precisou a fonte que pediu anonimato.

 Fontes de uma agência de inteligência não-ocidental afirmaram que os iranianos pretendem calibrar seu sistema anti-aéreo com as características do F-16 Fighting Falcon, assim como examinar o modelo a fundo mediante engenharia reversa. Graças a estes testes, os iranianos poderiam se familiarizar com os caças antes de um possível ataque dos EUA e de Israel.

Vale lembrar que Israel é o segundo maior operador do F-16 Fighting Falcon, depois dos EUA. O país hebreu até a data 2009 chegou a comprar 343 caças F-16 Fighting Falcon de cinco variantes diferentes, no entanto o país tem 207 caças desse tipo em serviço atualmente.

Em 7 de junho de 1981, durante a Opeação Opera, Israel utilizou 8 F-16A há e 6 F-15A para destruir o reator da usina nuclear de Osiraq, no Iraque. 

Em 6 de setembro de 2007, durante a Operação Orchard, Israel utilizou alguns caças F-16I Sufa para escoltar os caças F-15I Ra'am, os quais destruíram o reator nuclear sírio na região de Deir ez-Zor.

A Venezuela comprou um lote de 24 F-16A/B Block 15 dos EUA em 1983. Em 2006, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou a intenção de vender os 21 aviões restantes para o Irã para substitui-los por 24 caças russos Su-30 que Caracas comprou de Moscou em 2005. Os anos foram passando e o acordo não ocorreu. Tempos depois os países assinaram um acordo para que o Irã revitalizasse os caças F-16A/B Block 15 da Venezuela, mas ninguém sabe a quantas anda esse processo. Em 2011/2012 a Venezuela criou um centro de manutenção de aeronaves na base aérea de Rafael Urdaneta, onde se leva a cabo a modernização dos caças F-16 venezuelanos.

3 comentários:

  1. Irã tem direito de se defender.

    ResponderExcluir
  2. Pelo que eu sei, No ataque de 7 de junho de 1981 foram os f15 que escoltaram os f 16 e não o contrario.
    http://www.tropasdeelite.xpg.com.br/OPERACOES_OPERA.htm
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você interpretou a minha matéria de forma errônea. Eu não disse que no ataque ao reator de Osiraq os F-16 escoltaram os F-15 israelenses. Eu disse que na Operação Orchard os F-16 escoltaram os F-15. Releia o texto!

      Excluir