quinta-feira, 28 de junho de 2012

Submarino estratégico russo “Alexander Nevsky” poderá entrar em serviço no final do ano


Acima o submarino Alexander Nevsky fotografado muito perto de sua completa construção 

O segundo submarino estratégico russo da classe Borey, o “Alexander Nevsky”, será comissionado – se tudo der certo - no final de 2012, ou seja, entrará em serviço na Armada Russa, disse nesta quinta-feira (28) o vice-ministro da Defesa da Rússia, Alexander Sukhorukov.

O submarino rumou para o Mar Branco em 21 de junho para se juntar ao seu “irmão mais velho”, o submarino Yuriy Dolgorukiy, submarino insígnia da classe Borey, em testes em mar.

“Se o relatório estatal de 1º de agosto afirmar que todas as tarefas foram cumpridas, vamos começar imediatamente a preparação dos documentos para comissionamento do submarino”, disse Sukhorukov.

Sukhorukov disse também, que caso do submarino entre realmente em serviço na Armada Russa, o mesmo irá realizar um teste de disparo do míssil Bulava.

Os submarinos estratégicos do Projeto 955 “Borey” serão a ponta-de-lança das Forças Navais Estratégicas da Federação Russa depois de 2018, quando na ocasião serão retirados do serviço ativo os submarinos do Projeto 941 (Akula) e 667 BDR e BDRM (Kalmar e Murena, Delta-3 e Delta-4 para na classificação OTAN respectivamente).

Posto em quilha em 1996 e lançado em fevereiro de 2008, o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy desloca 24 mil toneladas, mede 170 metros de cumprimento e 13,5 metros de altura. Sua velocidade na superfície é de 15 nós, enquanto sua velocidade submergido é de 29 nós. É capaz de navegar de forma autônoma durante 100 dias sem emergir.

O armamento é constituído de torpedos, 6 mísseis de cruzeiro RPK-2 Viyuga, 12 mísseis balísticos navais estratégicos RSM-56 Bulava, que terão o alcance de 8.000 km, os quais podem ser armados com até 10 ogivas de guiamento individual e de reentrada múltipla. A tripulação do submarino é de 107 pessoas, incluindo 55 oficiais.

O míssil Bulava entrará em serviço na Armada Russa até o final do ano se todos os próximos testes forem executados com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário