terça-feira, 27 de março de 2012

Rússia propõe equipar os submarinos russos-indianos com sistema AIP


A Rússia propõe equipar com um sistema Air-Independent Propulsion (AIP) os futuros submarinos russo-indianos, comunicou hoje Victor Komardin, chefe da delegação que representará a Rosoboronexport na feira de armamento internacional indiana, Defexpo India 2012, que acontecerá na capital indiana entre os dias 29 e 1º de abril.

“A Rússia está finalizando os testes de um sistema AIP conceitualmente novo, que poderia ser instalado tanto nos submarinos da classe Amur-1650, como nos submergíveis que serão produto de um desenvolvimento conjunto”, declarou Komardin em uma entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti.

Komardin também agregou que “é uma condição de importância crítica para a parte indiana” e que “as perspectivas aqui são boas”.

A propulsão independente de ar (AIP) permite que os submarinos naveguem sem a necessidade de ir superfície ou de ter que usar o sistema snorkel para o acesso ao oxigênio atmosférico.

O submarinos da classe Amur-1650 podem ser armados com mísseis anti-navio e torpedos universais. Também é capaz de destruir alvos terrestres mediante um lançamento múltiplo de mísseis de cruzeiro.

“A Rússia é a única que pode proporcionar a Índia os mísseis que deseja receber”, sublinhou Komardin.

Ao comentar as perspectivas da cooperação técnica-militar com a Índia, o representante da Rosoboronexport destacou também as oportunidades de criar na Índia um sistema confiável de defesa anti-aérea e anti-míssil, sem a qual resulta impossível de falar de garantias cabais para a segurança nacional, especialmente na atualidade.

Leia também: Submarino “Amur-1650” poderá ganhar a concorrência indiana por causa de suas características únicas



Nenhum comentário:

Postar um comentário