segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Submarino “Amur-1650” poderá ganhar a concorrência indiana por causa de suas características únicas


As características da classe Amur-1650 de submarinos convencionais pode ser um fator importante para que a Rússia logre ganhar a concorrência na Índia, disse nessa segunda-feira uma russa do setor de cooperação técnico-militar.

A Marinha Indiana anunciou em setembro de 2011 uma concorrência para o fornecimento de 6 submarinos convencionais. O valor do contrato ascende o valor de US$ 11,8 bilhões.  Participam da concorrência os seguintes submarinos: O submarino russo da classe Amur-1650, com sistema Air-Independent Propulsion (AIP), juntamente com o submarinos Scòrpene (França), Type 214 (Alemanha) e S-80 (Espanha).

“O submarino russo do Projeto 677E “Amur-1650” tem uma boa chance de ganhar a concorrência por causa de suas características únicas, incluindo o tempo de permanência submergido graças seu sistema AIP, bem como a longa detectação de alvos submarinos, disse a fonte. Graças ao seu sistema AIP, o Amur-1650 pode permanecer submergido por um período de até 25 dias. Nesse sentido, os análogos ocidentais tem uma autonomia de 15 dias, no máximo 20, disse a fonte.

“O nosso submarino será capaz de competir com os análogos estrangeiros  no que diz respeito a custos”, disse a fonte observando, por exemplo, que o preço do submarino francês, o Scòrpene, é de aproximadamente US$ 500 milhões. Ao mesmo tempo, ele não citou o projeto exato do submarino russo.

Os submarinos Projeto 677E “Amur-1650” é a versão de exportação do também submarino convencional Projeto 677 Lada. Em 2010, primeiro submarino dessa classe de submarinos, o Sankt Peterburg (B-585), foi incorporado ao serviço ativo da Marinha Russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário