quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rússia usaria suas armas nucleares para afastar ameaças, diz general

Nikolay Makarov

A Rússia usaria suas armas nucleares em resposta a qualquer ameaça iminente à sua segurança nacional, disse nesta quarta-feira o Chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas Russas, o general de exército Nikolay Makarov.

“Nós certamente não estamos planejando lutar contra toda OTAN (...) Mas se houver uma ameaça à integridade da Federação Russa, nós temos o direito de usar as armas nucleares, e nós o faremos, disse Makarov em entrevista a rádio russa Ekho Moskvy.

O general disse que a dissuasão nuclear da Rússia é uma pedra angular da estabilidade estratégica e sérios esforços estão sendo tomados pelo governo russo para modernizar a tríade nuclear do país.

O Ministério da Defesa da Rússia pretende adquirir pelo menos 10 submarinos nucleares lançadores de mísseis da classe Borey e também modernizar completamente a frota de bombardeiros estratégicos (Tu-160 Blackjack e Tu-95 Bear), bem como modernizar a Força de Mísseis Estratégicos, equipando-as com plataformas móveis do ICBM RS-24 “Yars”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário