terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ministério da Defesa da Rússia suspende por 5 anos a compra de blindados feitos na Rússia


T-90S


O Ministério da Defesa da Rússia suspendeu por 5 anos a aquisição de alguns veículos blindados de produção doméstica, comunicou hoje o chefe do Estado-Maior das Força Armadas Russas, o general Nikolay Makarov.

“A situação do Exército de Terra é complicada. Suspendemos a compra de equipamentos blindados. Demos aos engenheiros russos um prazo de cinco anos para desenvolver novos tipos de armamento”, declarou Makarov em uma coletiva de imprensa.

Makarov citou como exemplo o carro de combate T-90S, que, com exceção da torre, ainda parece insatisfatório para a Defesa. Ele também confirmou que o departamento militar se recusa a comprar o veículo de combate de infantaria BMD-4 porque "não há nenhuma proteção, está tudo “acima” e custa mais do que um tanque de combate”.

Pensando em melhorar a proteção das tropas russas, a Defesa adquiriu veículos blindados da Iveco, empresa italiana. Os veículos mencionados são o VTLM Lince. Na cidade russa de Voronezh está sendo construindo uma planta para fabricar esses veículos sob licença. O modelo russo similar, o Tigr, também não agrada muito a Defesa por causa do grau de proteção que tem os tripulantes.

O ministro da Defesa, Anatoly Serdiukov, disse no verão passado que não iria comprar antigos modelos domésticos de carro de combate. Isso porque, dentre outras coisas, o Exército tem atualmente 10.000 tanques e o número ideal é de 8.000 a 10.000. O que a Defesa pretende, segundo o ministro, é receber uma máquina realmente nova.

O primeiro-ministro da Rússia e candidato a presidência, Vladimir Putin, qualificou em dezembro do ano passado de inadmissíveis esse tipo de declaração, uma vez que afetam as exportações de material bélico do país.

5 comentários:

  1. E aí, Hugo Chavez... quer comprar mais?

    ResponderExcluir
  2. A Russia pode se dar esse luxo .È uma força armada poderosa. A força de um país não é feito de tanques , a russia tem tecnologia militar de sobra.Enquanto isso, o brasil ta se arrastando há décadas para fazer um submarino nuclear.

    Isso não quer dizer que esses tanques são ruins, muito pelo contrário, são de alta tecnologia. Porém a Russia quer inventar uma

    tecnologia totalmente diferente e não se conformar com a tecnologia autal.

    Digo porque os mal informados já começam a achar que esses tanques não prestam..

    ResponderExcluir
  3. Mas por que mencionar o Brasil em tudo? O Brasil não serve de comparação nessa área.

    ResponderExcluir
  4. Michel parabens pelo site, tenho uma dúvida onde está a fonte original da notícia em que o General Makarov cita suspensão por cinco anos a compra de carros de combate?
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir