domingo, 26 de fevereiro de 2012

Irã possui “know-How” para a fabricação de motores turbofan

Acima uma ilustração detalhada do motor F-100-PW-220/F100-PW-220E; O motor fabricado pela americana Pratt & Whitney é usado em caças como F-15 Eagle, F-15E Strike Eagle, F-16 Fighting Falcon e no UAV Northrop Grumman X-47B

A agência estatal chinesa de notícias “Xinhua”, em uma reportagem no último sábado (25) afirmou que autoridades iranianas anunciaram que Teerã possui o know-how tecnológico para a fabricação de motores turbofan.

O turbofan é um tipo de motor a jato utilizando na propulsão de aeronaves.

Segundo a agência de notícias chinesa, o Irã deu “passos importantes” em direção ao projeto de motores turbofan de grande porte.

A reportagem surge após o vice-chefe da Aviation Industries Organization (IAIO), o brigadeiro-general Abdolkarim Banitarafi, dizer o Irã possui know-how para projetar e construir motores turbofan pequenos para serem usados em vários tipos de veículos aéreos não-tripulados (UAV).

“Hoje, nós estamos construindo motores turbofan para uma grande variedade de UAVs”, disse Banitarafi na última sexta-feira (24) ao canal iraniano PRESS TV.

Banitarafi disse que a construção de motores turbofan é um passo significativo para a construção de UAV nacionais e acrescentou que o Irã também teve “grandes avanços” na projeção de motores turbofan de grande porte.

2 comentários:

  1. O Brasil tem know-how para construir esses motores?
    se nao temos é uma pena.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de comprarmos motores turbofan no exterior, acredito que possamos sim construir motores desse tipo.

    ResponderExcluir