quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Segundo especialista, França não terá caças de 5ª geração

Acima, o caça francês Rafale,de 4,5ª geração

A França, diferentemente de EUA, Rússia, China, Índia e outras nações, não tem a intenção de criar um caça de combate de 5ª geração, mas sim pretende pular direto para a complexa 6ª geração de caças, geração essa que será marcada pelo design futurista, altíssima velocidade, invisibilidade e mais: não será tripulada por um piloto, garante Arnaud Kalika, conhecido especialista militar francês.

“A França está observando de perto o que está sendo feito pelos EUA, Rússia e China no que tange novos aviões de combate. E os especialistas estão inclinados a acreditar que o caminho escolhido, em particular, pela Rússia, não é o caminho a ser trilhado pela França”, disse Kalika aos jornalistas russos.

Kalika é membro do Clube Internacional de Debates Valdai, um “meeting” que acontece com frequência para a discussão de assuntos ligados a geopolítica e etc.

A França, segundo Kalika, tem a intenção de tomar outro caminho, mais racional e menos custoso.

“Hoje, está claro que o estabelecimento de aviões militares por inúmeras modificações da célula de aviões de 4ª geração, todas essas células, 4+, 4++ e assim por diante é inadequado. É muito caro e ineficaz o exercício” acredita Kalika.

Segundo ele, a indústria de defesa da França pulará direto para 5ª geração, uma vez que hoje a indústria aeroespacial do mencionado país está focada em criar um complexo aeroespacial militar completamente inovador.

“Será um avião não-tripulado, com velocidade de cruzeiro supersônico, um sistema fundamentalmente novo para jamming, equipado com poderosas armas a laser e eletromagnéticas, mísseis de cruzeiro hipersônico...”, disse Kalika.

“Esta será a 6ª geração de aeronaves (de caça) no sentido literal da palavra”, conclui o especialista.

Mas tudo isso não ficará pronto antes de 2040-2050, essa a nota triste para os franceses.

6 comentários:

  1. Neuron tem no projeto uma versao tripulada.

    ResponderExcluir
  2. O nEUROn é um UCAV, não um caça e segundo eu sei ele não será tripulado, não.

    ResponderExcluir
  3. Estes prazos estão parecendo

    ResponderExcluir
  4. Desculpa eu não ter concluído, estes prazos estão iguais os prazos da reformulação das nossas forças armadas, tudo é pra um futuro bem distante, só que em 2050 eles vão de 6ªgeração enquanto a FAB não escolheu um 4ªgeração.

    ResponderExcluir
  5. Mas lembre-se que as previsões é de que nenhum país terá um caça de 6ª geração antes de 2050. Os americanos dizem que terão um caça de 6ª geração em 2025, mas duvido.

    ResponderExcluir