Qatar e Kuwait podem adquirir caças multifuncionais franceses Dassault Rafale enquanto os Emirados dos Árabes Unidos firmem com a França um acordo similar para sua Força Aérea, declarou o ministro da Defesa da França, Gérard Longuet.
“Não se atreveram a comprar antes até que algum país firme o contrário primeiro”, disse Longuet ao portal Defense News. No entanto, ele disse que ambos países manifestaram seu interesse em adquirir os caças.
O Kuwait necessita de 18 a 28 caças, já o Qatar estuda a aquisição de 24 caças, e ambos países planejam criar forças aéreas capazes de cooperara com as Forças Armadas dos Emirados dos Árabes Unidos.
Desde 2008 a França negocia com os Emirados dos Árabes a venda de 60 caças Rafale. Em novembro de 2011, a Defesa dos Emirados dos Árabes qualificou de “não competitiva” a proposta comercial da França e anunciou uma concorrência para o fornecimento de caças à sua Força Aérea.
Atualmente, da concorrência emiratense, participam as empresas Dassault (França), Boeing (EUA) e Eurofighter (consórcio europeu encabeçado pela Alemanha, Inglaterra, Itália e Espanha), com os caças Rafale, F/A-18 Super Hornet e Typhoon respectivamente.
Por outro lado, os franceses asseguram que a França não suspendeu as negociações sobre o fornecimento de caças Rafale com os emiratenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário