quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

França planeja comprar aviões cisternas da Airbus

Um A330 MRTT (KC-30A) da RAAF com ARBS (Aerial refuelling boom system) abaixado

A França planeja comprar aviões cisterna (aviões de reabastecimento aéreo) da Airbus Military e não vê obstáculos no caminho para a venda de caças Rafale para Índia, Emirado dos Árabes Unidos e Brasil, disse o ministro da Defesa da França, Gerard Longuet.

“A ordem de compras (dos aviões cisterna) é susceptível de ser feita em 2013, para serem entregues 4 anos depois”, disse Longuet. Ele não quis dar detalhes sobre o número de aviões cisternas a serem comprados pelo Estado Francês, mas observou que os MRTT, aviões susceptíveis a serem encomendados, são bem adaptados para “mutualizar” as operações com as Forças Armadas com outros países amigos.

Os militares franceses da agência DGA também estão observando os aviões cisternas fabricados pela rival da Airbus, a americana Boeing. O MRTT é uma variante do avião de passageiros Airbus A330-200, que pode servir tanto como um avião de reabastecimento em voo, como um avião de transporte militar.

O Airbus A330 Multi Role Tanker Transport já foi vendido para Austrália, Arábia Saudita, Emirado dos Árabes Unidos e Reino Unido. Ano passado, o mesmo avião perdeu uma licitação para a Força Aérea Americana, ao perder para KC-135, da Boeing. O ganhador do KC-X ganharia um contrato da ordem de US$ 35 bilhões.

Longuet disse que as negociações sobre a venda de caças Rafale para Índia, Emirado dos Árabes Unidos e Brasil são continuas e que não há obstáculos no caminho para concluir estas vendas.

Uma decisão positiva ao Rafale pelo Emirado dos Árabes Unidos pode ajudar a Dassault alavancar suas vendas no Oriente Médio e países como o Qatar já observar de perto o caça francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário