quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A entrada em serviço do submarino “Yuriy Dolgorukiy” compensará a avaria do submarino “Ekaterinburg”


Submarino nuclear russo K-535 Yuriy Dolgorukiy


A entrada em serviço do submarino nuclear estratégico K-535 Yuriy Dolgorukiy compensará a avaria do submarino K-84 Ekaterinburg, submarino do Projeto 667BDRM, que sofreu dados por um incêndio, declarou hoje Igor Korotchenko, membro do Conselho Público ligado ao Ministério da Defesa da Rússia.

“A avaria do Ekaterinburg será compensada pela entrada em serviço do novo submarino estratégico Yuriy Dolgorukiy dotado de 16 mísseis balístico Bulava”, disse Korotchenko.

O submarino K-84 Ekaterinburg, com mais de 160 metros de cumprimento e 19 mil toneladas de deslocamento, sofreu um incêndio em 29 de dezembro passado em um dique flutuante situado na província de Murmansk, extremo noroeste da Rússia.

Segundo dados preliminares, o incêndio aconteceu durante os trabalhos de manutenção. Os andaimes instalados ao redor do submarino ajudaram o incêndio a se propagar pelo casco exterior do submarino. O fogo foi controlado somente no dia seguinte.

O vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Rogozin, quem inspecionou o submarino avariado, assegurou que o incidente não deterioraria a capacidade defensiva do país e nem alteraria a paridade estratégica entre Rússia e as demais potências nucleares.

“Inclusive elevaremos o nível da capacidade defensiva porque o míssil Bulava é superior por suas características aos mísseis de combustível líquido como Sineva (instalado no submarino K-84 Ekaterinburg)”, apontou Rogozin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário