sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Rússia começará a construção dos submarinos da classe Borey modernizados em 2012


Acima o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy, submarino insígnia da classe Borey, quando estava em fase final de construção 

A Rússia começará no ano que vem a construção dos submarinos estratégicos da classe “Borey A”, anunciou hoje o diretor-geral do estaleiro Sevmash e da Oficina de Desenhos “Rubin”, Andrei Dyachkov.

Pode até parecer estranho chamar a variante “Borey- A” de classe, falando assim até parece que estamos falando de uma classe diferente, à margem da classe Borey. Os submarinos dessa variante já saíram dos estaleiros modernizados, uma vez que são projetos mais recentes que o navio insígnia da classe Borey, o submarino K-535 Yuriy Dolgorukiy.

“Não temos previsto batimento de quilha até o final do ano. No ano que vem começará a construção do submarino insígnia do Projeto Borey-A, ou seja, o Projeto Borey modernizado. Será o quarto submarino dessa classe, com a construção do quinto e do sexto até o ano de 2020”, disse Dyachkov.

No momento, nos estaleiros Sevmash, se encontram em diferentes fases de construção três submarinos nucleares do Projeto 955 (Borey), projetos pela Rubin, são eles: “Aleksandr Nevskiy”, “Vladimir Monomakh” e “Svyatitel Nikolay”. Ao todo, a Rússia planeja construir 8 submarinos dessa classe.

O contrato para a construção do submarino “Svyatitel Nikolay” foi assinado pelo estaleiro Sevmash e o Ministério da Defesa da Rússia no mês passado.

Os submarinos do Projeto 955 Borey são os portadores regulamentares dos mísseis balísticos intercontinentais Bulava, que tem alcance de 8.000 km e podem portar entre 6 e 10 ogivas nucleares hipersônicas autônomas, de 100 a 150 kilotons cada uma, capazes de modificar sua trajetória de voo.

Dyachkov também disse que para o ano de 2012 esta previsto o iniciação da construção de uma série de cinco submarinos nucleares de ataque de 4ª geração. A construção dos submarinos da classe Yasen-M (Projeto  885), junto com a construção dos submarinos Borey indica que a carteira de pedidos do estaleiro Sevmash está completa até 2020.

No que tange ao submarino  TK 208 Dmitriy Donskoy, o maior submarino nuclear do mundo, modernizado especialmente para os testes do míssil Bulava, Dyachkov disse que “se estuda a possibilidade de sua aposentadoria... No entanto, acordamos com a Defesa que o submarino será posicionado no Mar Branco e participará dos testes dos novos submarinos nucleares”.

Dyachkov anunciou também que a Rússia está terminado os testes do novíssimo sistema de propulsão independente de ar para os submarinos convencionais e leva a cabo a preparação para a fabricação do primeiro protótipo que será mostrado uma delegação indiana em dezembro.

“O novo sistema permite que ao invés de armazenar hidrogênio (que serve de combustível) produzi-lo diretamente a bordo do submarino”, disse Dyachkov.


Nenhum comentário:

Postar um comentário