terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Avião perdido no Irã era usado pela CIA para espionagem, diz jornal


Acima o UAV RQ-170 Sentinel; O UAV começou a ser operador no Afeganistão e no Paquistão secretamente pelos americanos e isso lhe rendeu o apelido de “A Besta de Kandahar”.


Um avião não-tripulado perdido pelos Estados Unidos no Irã era usado pela CIA (agência de inteligência americana) para missões secretas, informou nesta terça-feira o jornal "The Washington Post", que cita fontes governamentais.

No domingo, o governo do Irã afirmou que suas defesas aéreas tinham derrubado um avião RQ-170, um dos aparatos mais avançados da pequena frota aérea da CIA, na região fronteiriça com o Afeganistão.

Os Estados Unidos e a Otan admitiram que tinham perdido contato com um de seus aviões não tripulados, mas não deram mais detalhes sobre o modelo e a região onde ele teria se perdido.

"Os informantes disseram que aparentemente os militares do Irã têm agora em suas mãos um dos aparatos de espionagem mais avançados na pequena frota da CIA, um avião desenhado para evadir as defesas inimigas", publicou o jornal.

A CIA utilizou os aviões não tripulados RQ-170 para missões clandestinas no espaço aéreo de outros países, inclusive a observação durante meses de um prédio no Paquistão onde estava escondido o chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden.

Em maio, uma incursão de forças especiais americanas no Paquistão matou Bin Laden.

O jornal afirmou que uma porta-voz da CIA e um porta-voz do Pentágono evitaram responder se o aparelho perdido no Irã cumpria missões da CIA no momento.

Os aviões RQ-170 têm um revestimento especial e estão moldados como um morcego, com uma forma desenhada para penetrar as defesas aéreas de outros países sem serem detectados.

Um comentário:

  1. A industria de aviacao Iraniana agradece
    junto com ela a
    Chinesa

    ResponderExcluir