quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Venezuela se rearma com tanques russos, aviões chineses e navios espanhóis

Obuseiro autopropulsado 2S19 Msta de 152 mm é exibido em parada militar na Venezuela 
O ministro da Defesa da Venezuela, o general Carlos Mata Figueroa, anunciou que para o ano de 2012, o país destinará US$ 2 bilhões para aquisições de armas e equipamentos para as Forças Armadas do país, segundo informa a agência estatal de notícia.

"Esta dotação forma parte do equipamento realizado pelo Estado Venezuelano para melhorar o treinamento da tropa e ter uma Fuerza Armada Nacional Bolivariana (FANB) fortalecida", disse Figueroa.

O general disse que alguns dos equipamentos militares já foi recebido, de modo que algumas das atribuições acima serão usados para pagar os equipamentos já adquiridos.

Segundo o ministro, entre estas aquisições incluem tanques e peças de artilharia de fabricação russa que chegarão ao país no final do ano ou começo de 2012.

O país também receberá dois navios de patrulha oceânica do tipo Avante 2400. Outros dois estão sendo construídos pela empresa espanhola Navantia.

Como parte da substituição gradual da sua frota de aviões feitos nos EUA - iniciada há 5 anos atrás após a aquisição de 24 caças multifuncionais do tipo Su-30MK2- a Venezuela receberá no próximo ano, nove aeronaves de transporte militar chinesas do tipo Y-8. O Y-8 tem capacidade para 88 passageiros ou 20 toneladas de carga. Essas aeronaves substituirão o veterano Hercules C-130, de fabricação americana.

O ministro anunciou que irá expandir a infraestrutura e instalações das bases aéreas de El Sombrero, Maracaibo e Puerto Ordaz.

Neste contexto, cabe recordar que em outubro passado, a Venezuela e a Rússia assinaram um acordo, o qual Moscou dará ao país sul-americano um empréstimo de US$ 4 bilhões para comprar armas e equipamentos militares de fabricação russa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário