quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Rússia planeja moderniza os submarinos do Project 677 Lada depois de 2013

Submarino Sankt Peterburg (B-585), submarino insígnia da classe Lada

A Rússia está planejando modernizado depois de 2013 aos submarinos diesel-elétricos (convencionais) do projeto Project 677 Lada, comunicou hoje o Gabinete de Projeto Naval Rubin, centro russo de excelência e idealizado da mencionada classe de submarinos.

O diretor-geral da empresa, Andrew Dyachkov, afirmou que a “Rubin” se encarregará “retocar” o projeto técnico a partir das experiência acumuladas durantes os testes do submarino Sankt Peterburg (B-585), o primeiro submarino da classe Lada, recebido pela Armada Russa no final de abril de 2010 e que atualmente “realiza diversas tarefas” no Mar Báltico.

Dyachkov agregou que a fase de “retoques” terminará em 2013, de modo que os submarinos seguintes, o Kronshtadt (B-586) e o Sevastopol (B-587), serão entregues à Armada Russa modernizados.

Desenvolvidos no final da década de 1990, os submarinos convencionais da classe Lada são uma continuação da série 877 Paltus, conhecida também como “Kilo” (Buraco Negro), devido sua baixa sonoridade. Os submarinos dessa classe se destacam por suas pequenas dimensões, baixa assinatura acústica e potentes torpedos e torpedos-foguetes. Sua função é destruir submarinos e meios de superfície, defender bases e infraestruturas navais, bem como cumprir tarefas de reconhecimento.

O primeiro submarino do Projeto 677 Lada, o Sankt Peterburg (B-585), desloca 1.765 toneladas, pode mergulhar até 350 metros e alcançar uma velocidade de 21 nós submergido. Tem uma autonomia de 45 dias e uma tripulação de 35 marinheiros. Seu armamento inclui torpedos, torpedos-foguetes (lançadores verticais) e sistema antiaéreo Igla-1M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário