A Malásia planeja comprar aeronaves de treinamento avançado e ataque ao solo Yak-130, atualmente montados pela empresa Irkut, em uma fábrica Irkutsk, Sibéria, declarou hoje o ministro da Defesa da Malásia, Ahmad Zahid Hamidi.
“É muito provável que trabalharemos com esse avião”, disse Hamidi ao visitar a fábrica onde são montados os Yak-130, e agregou que atualmente, as autoridades malaias estudam o número de aviões que planejam adquirir.
No passado, a mesma Irkut, entregou à a Malásia 18 caças multifuncionais Su-30MKM. Agora, as autoridades malaias estudam comprar mais um lote desses caças e expressou seu interesse no avião civil MS-21, avião esse que realizará seu primeiro voo em 2014.
Desenvolvido pelo Escritório de Projetos da Yakolev, o Yak-130 é um avião de treinamento avançado para os pilotos da Força Aérea Russa. A plataforma permite preparar os pilotos para o mesmos possam pilotar posteriormente os caças de 4,5 e 5ª geração.
Já o caça Su-30MKM é um caça multifuncional projeto pela empresa russa Sukhoi, projetado às bases do Su-30MKI. O caça está dotado com motores de empuxo vetorial e sistema digital de comando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário