terça-feira, 8 de novembro de 2011

Força Aérea Russa receberá 65 caças de treinamento avançado Yak-130 até 2017

Yak-130
O Ministério da Defesa da Rússia irá assinar um contrato nas próximas duas semanas, com a empresa aeronáutica Irkut para a entrega de 65 jatos de treinamento avançado Yakovlev Yak-130, disse nesta terça-feira o comandante-em-chefe da Força Aérea Russa, o coronel-general Alexander Zelin.

O contrato deverá ser cumprido até 2017, disse o comandante que não quis dar maiores detalhes acerca dos números do contrato.

O Yak-130 (Mitten na classificação OTAN) é uma aeronave de treinamento com a capacidade de ataque leve. Trata-se de uma aeronave subsônica, de dois motores e tripulada por dois pilotos. A aeronave foi projetada pelo Departamento de Design da empresa russa Yakovlev. Os primeiros dois aviões foram colocados em serviço na Força Aérea Russa em 2009.

O Yak-130, com carga de combate de 3 toneladas, pode replicar as características de vários caças de 4,5 geração.

 A Rússia também assinou contratos para a entrega do Yak-130 com a Argélia, Líbia e Vietnã, mas o contrato com a Líbia foi congelado depois que o país adentrou em uma guerra civil em fevereiro.

O presidente da Irkut disse nesta terça-feira que os seis jatos destinados à Líbia poderia ser repassado para a Força Aérea Russa ou outro cliente estrangeiro.

O Ministério da Defesa da Rússia também tem planos de adquirir 28 multifuncionais Sukhoi Su-30SM (uma versão especial do caça de empuxo vetorado Su-30MKI Flanker-H para os militares russos) da Irkut em 2012.

Os dois primeiros Su-30SM deverão ser entregues à VVS já no próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário