quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Devido ao impasse nas negociações sobre o escudo anti-míssies americanos, Rússia pode acelerar a produção de mísseis “indefensáveis”

ICBM RS-24 em sua plataforma móvel 

Moscou poderá acelera a produção dos mísseis balísticos intercontinentais RS-24 Yars e equipá-los com ogivas nucleares os sistemas de mísseis táticos Iskander-M instalados na província de Kalingrado, em respostas a negativa de Washington de conhecer garantias jurídicas de que o escudo anti-míssil americano na Europa não é destinado a Rússia, assim disse Igor Korotchenko, representando do Conselho Público Do Ministério da Defesa da Rússia.

A Rússia conta com um arsenal suficiente para conter as ameaças em caso de fracasso nas negociações com os americanos, disse Korotchenko.

A partir da terceira fase da implementação do escudo anti-míssil americano, o escudo poderá interceptar e abater parte dos mísseis balísticos intercontinentais russos em trajetória para os EUA, o que reduzira a eficácia do potencial nuclear da Rússia e o que afetaria a paridade estratégica existente.

“Com o fim de neutralizar as possíveis tendências negativas, a Rússia pode realizar uma série de medidas técnico-militares que requerem pouco gasto e que não provocaria uma corrida armamentista”, disse Korotchenko.

Dentre as medidas de respostas, Korotchenko mencionou a possibilidade dos comandantes dos distritos militares usarem armamento nuclear tático em condições de estado de guerra.

Korotchenko também indicou a possibilidade da Rússia acordar com Minks a instalação de mísseis Iskander-M em território bielorrusso.

“Claro que são medidas extremas”, ressaltou Korotchenko. No entanto “EUA e seus parceiros da OTAN devem entender que caso sigam ignorando a postura russa em ralação as negociações sobre o escudo anti-míssil, os americanos não deixaram escolha as já medidas mencionadas”, disse Korotchenko.

Mais tarde o presidente russo, Dmitri Medvedev, disse que os mísseis entregues às Tropas de Mísseis Estratégicos e a Armada Russa, estão dotados com equipamentos capazes de superar os sistemas de defesa anti-mísseis existentes e que estão em fase de construção.

“Os mísseis balísticos estratégicos entregues às Tropas de Mísseis Estratégicos e a Marinha de Guerra da Rússia, estarão dotados com equipamentos avançados suficientes para superar a defesa anti-mísseis, assim como com ogivas nucleares novas de alta eficácia”, disse Medvedev.

Nenhum comentário:

Postar um comentário