Enquanto a Rússia segue mantendo em segredo as características de seu caça de quinta geração, a empresa aeronáutica indiana Hindustan Aeronautics (HAL) publicou em seu site alguns dados sobre o seu avião de combate que é desenvolve em conjunto com a empresa Sukhoi a partir do caça PAK-FA.
Tirando o fato que alguns parâmetros principais do futuro cala indiano seguem mantidos em segredo, o FGFA indiano (avião de combate de quinta geração, segundo sua sigla em inglês) que é desenvolvido em cooperação Birô de Projeto russo Sukhoi, o PAK-FA será um avião de combate capaz de atuar inclusive em áreas de “pouco apoio comunicativo” em coordenação com outros FGFA/HAL, todos os caças estarão unidos a mesma rede de informação para trocarem informações em tempo real.
Entre as prestações avançadas do FGFA/HAL destacam-se:
• Uma baixa seção transversal de radar, quer dizer, o uso da tecnologia “stealth”;
• Capacidade de transportar uma carga útil (armas) não só no exterior, mas também em compartimentos internos;
• Velocidade de cruzeiro e manobra supersônica (no entanto não é especificado que tipo de manobra se trata);
• Intercâmbio de dados em tempo real e capacidade para levar a cabo operações militares centralizadas por rede
A Hindustan Aeronautics não especificou o termo “velocidade de manobra”, já que o conceito de “manobra” abrange tantos acrobacias aéreas, durante as que o piloto experimenta tremendas sobrecargas, como uma simples mudança de rumo ou altura.
Outras características que foram reveladas são as seguntes:
Comprimento: 22,6 metros
Largura: 5.9 metros
Peso máximo de decolagem: 34 toneladas
Autonomia de voo: 3880 km
Velocidade: 2 Mach (2.300 km/h)
Carga máxima de armas: 2,25 toneladas em compartimentos internos e 5,75 toneladas no exterior da aeronave
Empuxo vetorial: Desvio máximo de bicos ± 15 º
Se indica que cada um dos reatores de sua planta propulsora tenham um empuxo de 1400 kgf (Quilograma-força), mas é muito provável que aqui “comeram” um zero, já que o empuxo máximo do motor turbofan (turbo-reator de duplo fluxo) AL-41F1S, da empresa russa Saturn – fabricante dos motores do Su-35BM – é de 8.800 kgf (14.500 kgf em pós-combustão). Não é de surpreender, uma vez que a Saturn já indicou que a potência dos motores do FGFA e PAK-FA seria aumentada até 15.500 kgf em pós-combustão por exigência da Força Aérea Indiana.
Ademais, há de ter em conta que o desenvolvimento do FGFA se encontra em fase de desenho, e por essa razão várias características indicadas pela HAL poderiam sofrer modificações, enquanto que as características do PAK-FA não foram reveladas.
No início de outubro de 2011, o comandante da Força Aérea Indiana anunciou que seu país colocaria em serviço operacional 214 caças FGFA, os quais iriam se somar a frota de 272 caças Sukhoi Su-30MKI. Segundo o comandante, 166 desses FGFA serão monoposto e os 48 caças restantes seriam biposto.
A principal contribuição indiana no projeto será o computador de bordo, sistema de navegação, o HUD (Heads-Up Display ou painel de vidro na frente do cockpit onde aparecem os dados de vôo e da área de operações), e o sistema de auto-defesa.
Em agosto de 201, o presidente da JSC United Aircraft Corporation, Mikhail Pogosian, anunciou que o mercado necessita deste tipo de aeronave, que 600 caças serão encomendas, dos quais 200 serão para a Força Aérea Russa (em sua versão PAK-FA). A mesma quantidade, mas do FGFA, será comprado pela Índia, enquanto os FGFA restantes, 200, estarão à venda.
Segundo dados não confirmados, este "irmão" da T-50 PAK-FA russo participa da concorrência anunciada pela Força Aérea da Coréia do Sul, competindo com o F-15 Silent Eagle, F-35 Lightning II e Typhoon Eurofighter.
Ese modelo do T- 50
ResponderExcluire o modelo final
ou tera algumas trasformacoes?
A foto é do FGFA/HAL. Em tempo, protótipos no final sempre sofrem modificações.
ResponderExcluirinteresante pensava que ambos teriao o mesmo desenho
ResponderExcluir.
so os componentes internos diferente,
.
T 50 Russo ainda e possivel que aja trasformacoes no desenho do modelo alem das turbinas?
Evidentemente que sim.
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