A fábrica de automóveis ARZAMAS Machinery Plant AMZ, que fica situada na cidade russa de Arzamas, está fabricando um protótipo do novo veículo blindado “todo terreno” Tigr-6A, a mando do Ministério da Defesa da Rússia.
Segundo informa a página oficial da empresa na internet, o novo veículo está sendo desenvolvido às bases do veículo SPM-2 Tigr, que já é fabricado pela fábrica da empresa GAZ, em Nizhny Novgorod e que foi projetado pela GAZ.
O novo Tigr (Tigre em russo) conta com uma proteção mais moderna, uma vez que conta com uma blindagem adicional nas portas, na zona que sustenta o para-brisa, assim como embaixo do veículo, que agora conta com uma melhor defesa contra as minas e armas ligeiras de infantaria.
Do mesmo modo, o motor foi blindado e os vidros dos veículos foram substituídos por novos vidros blindados da classe 6A .
O Tigr (o que já está em operação) conta com várias versões que são fabricadas desde 2005. O veículo blindado pode alcançar uma velocidade de 140 km/h, tem capacidade para nove pessoas e pode transportar uma carga útil de 1,2 toneladas. Os ocupantes podem disparar através de várias frestas no teto do veículo e nas laterais.
No momento, os Tigres chamaram a atenção de 10 países. Em abril deste ano, a Rússia assinou um contrato de compra e venda com o Uruguai, que pretende usar esses veículos para combater o narcotráfico.
Anteriormente, o Tigr fora testado pelo Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, mas até agora não foi assinado nenhum contrato com nenhuma polícia brasileira.
posso estar engando pq estou supondo, mas tais mudanças podem ter sido feitas por causa do teste feito aq no BOPE?
ResponderExcluirabraços infor.
O BOPE não tem “moral” para fazer com que os russos modifiquem um veículo. As ameaças encontradas pelas forças de segurança na Rússia, na Chechência e outras regiões voláteis, são suficiente para isso. A Rússia enfrenta ameaças mais perigosas que o ‘pirotécnico’ BOPE, diga-se de passagem.
ResponderExcluir