quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Polônia planeja comprar 21 mil pistolas semi-automáticas

A pistola WIST-94L (foto) é a mais moderna pistola polonesa em serviço nas Forças Armadas Polonesas

O Ministério da Defesa da Polônia planeja comprar 21 mil pistolas semi-automáticas em calibre 9x19mm Parabellum, disse em comunicado Czeslaw Mroczek, vice-ministro da Defesa da Polônia.

“O Ministério da Defesa desenvolveu recentemente um novo plano para adquirir pistolas em calibre 9mm para as Forças Armadas polonesas... é previsto a entrega de 21 mil pistolas a partir de 2012 até 2018”, disse Mroczek.

A aquisição é parte de um plano de modernização para o período de 2009 a 2018, o que custará aos cofres públicos poloneses cerca de US$ 9 bilhões, disse Mroczek.

Segundo esse pacote em especifico, as pistolas do Exército a serem substituídas são as velhas pistolas P-64 Czak e as P-83 Wanad, ambas pistolas semi-automáticas em calibre 9x18mm Makarov. Ambas pistolas foram fabricadas pela empresa Archer-Radom, uma subsidiária da Grupo Bumar, uma empresa líder no ramo bélico.

Mroczek disse que concorrência para o fornecimento das novas pistolas será anunciado pelo Ministério de Inspeção de Armamentos e que os fundos para aquisição das pistolas já estão reservados.

Enquanto isso, o Ministério da Defesa planeja comprar novos fuzis 5.56mm com lançadores de granadas de 30mm acoplados nos mesmos, bem como rifles de precisão 7.62mm. As compras, parte do projeto do soldado do futuro polonês, deverão ser finalizadas até o final do ano de 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário