terça-feira, 18 de outubro de 2011

MBDA oferece mísseis de cruzeiro táticos à Índia

Panavia Tornado da Luftwaffe dispara um míssil TAURUS KEPD 350
O consórcio europeu MBDA ofereceu seus mísseis de cruzeiro táticos do tipo TAURUS KEPD 350, com alcance de 300 km, à Força Aérea Indiana que poderão utilizar os mísseis em seus caças Su-30MKI.

A MBDA é especializada na criação e fabricação de mísseis de vários tipos. A empresa fabrica seus mísseis em várias fábricas espalhadas pelo território europeu e Estados Unidos.

“Nós recebemos uma Requisição de Informação (RFI por sua sigla em inglês) da IAF dos mísseis de cruzeiro de longo alcance e oferecemos à IAF os mísseis Taurus para preencher todos os requisitos desejados”, disse Anders Axebark, gerente desenvolvimento e negócios dos sistemas de mísseis do grupo europeu.

Os mísseis ar-terra Taurus são fabricados pela empresa TAURUS Systems GmbH, baseada na Alemanha, que por sua vez é uma joint-venture entre a MBDA e SAAB (sueca).

A Índia anunciou recentemente seus planos de atualização do seus mais antigos caças Sukhoi Su-30MKI. A Rússia iria atualizar os caças indianos, que terão suas capacidades melhoradas e muito. Dentre as modificações, os caças serão equipados com um novo radar e outros aviônicos, bem como novas armas de longo alcance.

Axebark disse que a IAF já recebeu informações sobre as vantagens operacionais dos mísseis Taurus através do escritório da empresa em Nova Délhi.

“A Luftwaffe (Força Aérea Alemã) está planejando realizar um teste de tiro do míssil para IAF em novembro em uma aérea de testes na África do Sul”, disse Axebark.

Axebark também disse que empresa indiana DRDO procura parceiros para produção conjunta de mísseis anti-navio e mísseis terra-terra.

O mísseis Taurus são capazes de atingir alvos fortificados, como bunkers e abrigos de concreto a uma distância de até 300 km. Eles também pode se aproximar do alvo sem usar o guiamento por GPS, tornando menos suscetível à interferência. O míssil também tem característica furtiva.

A MBDA também outros de seus mísseis, como o míssil de curto alcance tático ar-ar Mica e o míssil BVRAAM Metor. Ambos mísseis podem ser usados pelos vários tipos de aeronaves que a IAF opera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário