quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Luftwaffe revela poderoso avião espião

Nesta quarta-feira, a Luftwaffe (Força Aérea Alemã) revelou a mais recente adição à frota: o “Euro Hawk”, uma UAV de reconhecimento em estado da arte. A aeronave de reconhecimento pode voar por 30 horas consecutivas na estratosfera sem a necessidade de reabastecimento.

Global Hawk
Após 10 anos de planejamento e desenvolvimento, a Bundeswehr revelou nesta quarta-feira publicamente sua nova aquisição de tecnologia de nova geração para reconhecimento: um poderoso UAV projetado para reforçar as suas capacidades de vigilância no campo de batalha. A implantação em 2012 do “Euro Hawk” fará as Bundeswehr entrar em uma nova era.

O Euro Hawk é similar ao UAV Global Hawk, um também avião espião introduzido há uma década atrás nas Forças Armadas Americanas, mas é modificado para a atender as especificações europeias, diz o porta-voz da Luftwaffe, o tenente coronel Holger Neumann. Segundo Neumann, tanto o modelo americano, quanto o modelo alemão, são usados estritamente para missões de vigilância.

Embora o avião alemão possa parecer um clone de seu análogo americano a primeira vista, e temos que dizer o Euro Hawk utiliza bastante tecnologia do análogo americano, o Ministério da Defesa da Alemanha contratou a empresa Cassidian, subsidiária da EADS, para equipar o avião alemão com sensores e equipamentos de vigilância.

O UAV pode detectar potenciais alvos em terra e simultaneamente espionar as redes de comunicações sem fio a uma altitude de 60,000 pés (18,288 metros). Ele também foi projetado para espionar telefonemas e mensagens de textos e captar sinais de rádio e TV, entre outros dados. Essas informações são transmitidas em tempo real para um centro de controle na Alemanha. Os sensores a bordo são suficientemente poderosos para penetrar as nuvens chuvas pesadas, bem como tempestades de areia.

Um “aspirador de informação”
Alguns têm chamado o UAV de um máquina de “aspirar informação enorme”, enquanto outros, como Rüdiger Knöpfel, diretor do programa alemão Euro Hawk do Escritório Federal de Tecnologia de Defesa e Aquisições, chama o Euro Hawk de um “marco” na história das Forças Armadas do país.

É esperado que o Euro Hawk supere e muito as capacidades das aeronaves não tripuladas da Alemanha. O reconhecimento é o principal desafio das Forças Armadas, diz Knöpfel, E “atualmente estamos surdos quando se trata de reconhecimento eletrônico”, conclui ele. Isso pode mudar com a implementação do Euro Hawk.

Os detalhes técnicos do UAV por si só são impressionantes. A aeronave não-tripulada pesa 15 toneladas e é construída com fibra de carbono. Mede 14,5 metros de comprimento e tem uma envergadura de 40 metros. O UAV tem raio de ação de 25.000 km, o que significa que ele pode ir de Berlim à Tóquio e voltar sem precisar de reabastecimento. Mas isso é só um exemplo. A real atuação do Euro Hawk acontecerá em regiões de crise, como o Afeganistão, por exemplo, país onde há tropas alemãs.

Embora os componentes para a aeronave de protótipo tenham sido concluídos em 2009, o Euro Hawk não realizou seu voo de teste em 29 de junho de 2010 como estava previsto. Finalmente em junho de 2011, um protótipo do Euro Hawk pousou na Base Aérea da Força Aérea Alemã, em Manching, depois de voar mais de 10.000 km, um voou que durou 24 horas.

Até previsto que no próximo verão, a Luftwaffe venha realizar suas missões de reconhecimento com o Euro Hawk. Onze pilotos (controladores) já receberam formação nos EUA para operarem o Euro Hawk. No total, a Bundeswehr tem planos de comprar seis aeronaves desse tipo.



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