O Exército Argentino selecionou a empresa israelense Elbit Systems para levar a cabo o projeto de modernização do Tanque Argentino Mediano (TAM), em um processo de seleção onde participaram várias empresas alemãs. A empresa israelense já iniciou os primeiros trabalhos.
A modernização consiste fundamentalmente em modificar o sistema de movimento da torre dos tanques, cujo acionamento atual é hidráulico, o que faz o tanque argentino ser muito visível aos sistemas ópticos infravermelhos inimigos.
Para levar a cabo esta modernização, se modificará o sistema para pode transformá-lo em elétrico, para o qual - dentre outras modificações – há de se efetuar múltiplas perfurações na torre.
Uma vez terminado o processo de modernização, será conferido aos tanques argentinos um alto grau de furtividade frente ao inimigo.
Outra melhora será a instalação de um sistema digital de direção de campo de combate denominado BMS (Battle Management System).
O mesmo é um sistema centralizado que mostra uma imagem do campo de batalha em uma tela colorida. Coletar informações das unidades em solo ou aviões não tripulados implantado no teatro de operações e logo distribui as informações de forma criptografada para todos os tanques na zona de combate.
Também será instalada uma câmera térmica para o condutor do tanque, para o comandante do tanque e para o artilheiro. Para evitar deformações no canhão por aquecimento será instalado um moderno revestimento térmico ou luva térmica para distribuir adequadamente o calor ao longo do cano. Todos os sistemas serão digitalizados, se mudará o sistema de comunicação, será instalado um sistema laser Warning System, que detectará diveros tipos de lasers emissores e infravermelhos para fornecer tempo suficiente para que a tripulação do tanque reaja antes do tanque inimigo disparar.
Entre outras mudanças, também se instalará um APU para que o tanque tenha potencia auxiliar sem a necessidade de colocar o motor em potência máxima. Um sistema automático contra incêndios tabém será instalado.
Os tanques pertencentes ao Regimiento de Caballería de Tanques 8 (RCT-8), da 1ª Brigada Blindada serão os primeiros a passar pelo processo de modernização e os trabalhos de modernização estão sendo realizados na Agrupación de Arsenales 601, com sede na localidade de Boulogne Sur Mer, e espera-se que o tanque protótipo está pronto para testes em março ou abril de 2012.<
Nenhum comentário:
Postar um comentário