quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cronograma desenvolvimento do sistema S-500 está atrasado, diz jornal

O S-400 Triumf (foto) é considerado o SAM mais moderno da Rússia e posteriormente o mais moderno do mudo
O cronograma de desenvolvimento do formidável sistema russo de defesa aérea S-500 está atrasado em pelo menos dois anos, publicou hoje o jornal russo Izvestia citando uma fonte da indústria de defesa.

De acordo com a fonte, os primeiros protótipos estarão prontos para serem testados em 2015, enquanto que as entregas para o Exército Russo estão previstas para o ano de 2017.

“O ciclo de produção desse sistema é de cerca de 2 anos. Portanto, mesmo que os protótipos estivessem prontos em 2015, os militares não iriam receber os modelos de produção antes de 2017”, disse a fonte.

Uma fonte do Ministério da Defesa da Rússia confirmou que o cronograma do S-500 anteriormente estipulado para 2015 foi “muito otimista”, uma vez que os protótipos já deveriam estar passando por testes em campo para cumprir os prazos.

O S-500 é um sistema de mísseis antiaéreos de longo alcance. O sistema deverá se tornar a espinha dorsal de um sistema aeroespacial unificado que vem sendo projetado pela Rússia.

O sistema deverá ter um alcance de até 600 km (mais de 370 milhas) e poderá “travar” e abater 10 alvos simultaneamente. Os russos dizem que o sistema tem uma excepcional característica, não encontrada em nenhum outro sistema do tipo, que é abater aeronaves tidas como “invisíveis”.

Os militares russos exigiram que o sistema fosse capaz de interceptar mísseis balísticos, mísseis de cruzeiro hipersônico.

A idéia inicial é de ser criar 10 batalhões de S-500.

Nenhum comentário:

Postar um comentário