segunda-feira, 5 de setembro de 2011

OTAN poderia oferecer à Índia tecnologia de mísseis

Medium Extended Air Defense System (MEADS)
A OTAN considera oferecer à Índia sua tecnologia de defesa de mísseis ante as supostas “similares ameaças” que tiram o sono das nações sul-asiáticas e das 28 nações que integram a OTAN.

“Vocês enfrentam uma ameaça de mísseis. Nós também. Nossa necessidade nos defendermos contra essas ameaças pode ser a mesma”, disse um alto funcionário da Organização do Tratado do Atlântico Norte a um grupo de jornalistas indianos que visitaram a sede do bloco em Bruxelas, capital da Bélgica.

Um reporte da agência de notícias indiana IANS que está na cidade belga ressalta que, em “um movimento de grande importância estratégica”, a Índia poderá converte-se no único país que não integra a OTAN que trabalharia nesse setor critico”.

Questionado sobre as áreas especificas em que a coalizão poderia cooperar com Nova Déli, o funcionário amparado no anonimato disse que “uma delas seria a tecnologia de mísseis defensivos”.

Entretanto a fonte admitiu que a OTAN e Índia não compartilham de várias situações estratégicas. A ameaça que a Índia encara e diferente das ameaças que a OTAN encara, uma vez que elas provem de “diferentes direções”, mas ele disse que a “tecnologia de interceptação de mísseis serve à Índia”.

A fonte recordou que a cooperação bilateral nessa matéria “tem que ser gerida pelos Estados Unidos”, porque esse país possui o sistema Aegis BMD, sistema de defesa de mísseis mais avançado dentro da OTAN.

A fonte opinou que essa condição contribui de fato para o melhoramento das relações américo-indianas, relação essa que está mais consistente do que com outras nações do Sul da Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário