quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Irã está planejando construir porta-aviões

Vice-comandante da Armada Iraniana, o capitão Mansour Maqsoudlou, anunciou que Irã tem planos de projetar e construir porta-aviões

O  destroier Jamaran foi o primeiro navio do tipo a ser fabricado pelo Irã
Os projetos iniciais para a construção de porta-aviões foram aprovados e o processo, desenho e fabricação começará em breve, revelou à agência de notícias iraniana IRNA o capitão Mansour Maqsoudlou.

O comandante iraniano apontou para as capacidades da Marinha Iraniana para efetuar o trabalho, apesar de natureza demorada do processo de construção de um porta-aviões.

A Marinha Iraniana estabeleceu uma agenda para a produção de diferentes classes de navio, alguns dos quais estão sendo produzidos em massa, enquanto outros passam por processo de estudo, disse Maqsoodlou.

Maqsoodlou mais uma vez atentou para a capacidade da Marinha Iraniana em atualizar os equipamentos de sua frota.

Desde a Revolução Islâmica em 1979, o Irã vem embarcando em uma campanha para a auto-sufiência de sua indústria bélica e já lançou muitos projetos, como por exemplo, o destroier Jamaran, que foi apresentado ao mundo no ano passado.

A bem da verdade é que o tal destroier iraniano desloca pouca tonelagem, cerca de 1.420 toneladas, mas ele está equipado com modernos radares e outros sistemas de guerra eletrônica o que lhe da uma capacidade excepcional para patrulhar as águas do Golfo Pérsico.

O Irã também fabrica tanques de batalha, caças, sistemas anti-aéros, radares, helicópteros, mísseis de todos os tipos e mísseis balísticos.

6 comentários:

  1. Parece "pão quente", sistemas aéreos de defesa, barcos patrulha com misseis, novo tanque de batalha, aviões, um projeto de portas aviões,misseis que podem chegar á Europa, etc.
    Sem querer ser adivinho, acho que é um pouco de mais para ser feito ao mesmo tempo. Nem o caminhão de dinheiro do petróleo que eles tem banca o preço de tudo isso. Deve ser tudo "meia boca" ou "meia sola" dos produtos russos, para não falar que é engenharia reversa, o que é muito difícil, vide os chineses.

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar do Projeto "Nuclear Pacifico" que já esta "tirando no forno".
    Informante me de a sua opinião, é tudo isso ou é um exagero, como fazia o Saddan?
    Não concordo quando falou em outro post que se não fosse a força do Irã "alguém" já teriam atacado. Comparo com a querra do Golfo que o planejamento demorou e muito.
    Só que quanto mais demora mais o Irã se arma.
    Não concordo com intervenção de qualquer tipo, mas...
    Pelo menos as notícias de hoje foram melhores para o Brasil, parece que abriram os olhos. Abs

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber sua opinião sobre os lançamentos de novos armamentos das forças iranianas.
    Se realmente são bons equipamentos ou se é reciclagens e gambiarras de equipamentos obsoletos da época do Xá e dos sistemas russos.
    Eu sei que nem tudo que vai para a mídia é verdadeiro, é só propaganda de intimidação.
    Por isso a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  4. Nem vou me delongar muito. A única que eu irei dizer é que já vi vários relatórios do Pentágono que demonstram o temor dos americanos pelos avanços iranianos na área militar e na ciência. O Irã tem plena capacidade para desenvolver armas high-tech, sim!

    ResponderExcluir