quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Estariam espionando a Suécia?

HMS Jägaren
Vários navios de guerra da Armada Sueca foram implementados nesta quinta-feira no porto de Gotemburgo, para caçarem supostamente um submarino suspeito que poderia estar espionando a Suécia.

Suspeitos de “atividade estrangeira de inteligência” estão sendo procurados nas águas do oeste do porto de Gotemburgo, diz um comunicado das Forças Armadas Suecas.

Um número de navios fora enviado à região para chegar a informação de uma fonte confiável de um suposto avistamento, dizem os militares.

“Estamos agora analisando o relato. Entre outras coisas, temos um número de navios na área que estão empreendidos no trabalho de análise. A área é de intenso tráfego e, portanto, é importante darmos notícias do que estamos fazendo”, disse Jan Thörnqvist, um inspetor naval em um comunicado.

Navios suecos da 3ª Flotilha de Guerra Naval, baseada em Karlskrona, bem como a 4ª Flotilha de Guerra Naval e o Regimento Anfíbio de Berga que fica nos arredores de E Estocolmo, estão patrulhando a área na tentativa de apurar o relato.

“No atual estágio, nós não queremos fazer nenhum tipo de comentário sobre o que foi observado”. Disse Törnqvist à agência de notícias sueca Tidningarnas Telegrambyrå (TT).

“Estamos usando todos os recursos que sentimos que precisam se usados e que estão disponíveis”, concluiu o inspetor naval.

Ele adicionou que não vê razão para especular sobre as bases de observação, mas todos devem esperar até que a Marinha conclua as análises.