segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A ISAF desconhece se o Talibã opera armas terra-ar

Dois CH-47 Chinook
O Comando da Força Internacional de Assistência para Segurança (ISAF por sua sigla em inglês) desconhece se o insurgentes do Talibã tem algum tipo de armamento novo capaz de abater alvos aéreos, declarou hoje o porta-voz da ISAF, o general alemão Carsten Jacobsen.

Jacobsen proferiu essas palavras depois de que a imprensa internacional supôs que o Talibã teria novos mísseis terra-ar, mísseis esses que seriam capazes de derrubar helicópteros e aviões. Segundo a imprensa local, somente esse ano, vinte (20) helicópteros foram obrigados a fazer pousos forçados.

Na maioria dos incidentes, a ISAF afirmou que os pousos forçados foram devido a falhas técnicas. Isso fez com que os meios de imprensa locais especulassem se aeronaves operadas pela OTAN eram de boa qualidade.

Na noite da última sexta-feira (05), um helicóptero de transporte CH-47 Chinook sofreu um grave acidente no distrito de Said Abad, na província de Warkak. Supõe-se que o helicóptero fora a abatido pelo Talibã. Morreram no acidente 30 americanos, 25 dos quais pertenciam ao SEALs, grupo de elite da Marinha Americana, 7 afegãos, um interprete local e um cão.

O general Jacobsen comentou que o comando da ISAF foi informado anteriormente de que um grupo de Talibãs atuava no Vale de Tangi e declarou que foi lançada uma investigação para apurar as razões do acidente.

2 comentários:

  1. sera que alguem na otan leu sun tsu?

    ResponderExcluir
  2. Sempre que cae algum helicopetero ou caça, os EUA nunca querem confessar que foi abatido, apesar de que abater caças americanos é mto dificil, o msm não se pode dizer de hélicopteros q são bem mais fáceis de serem abatidos, e fiquei feliz de ver esse bando imperialistas mortos no ataque

    ResponderExcluir