sexta-feira, 29 de julho de 2011

Armada Russa comissionará 8 submarinos da classe “Yasen” até 2020, diz comandante

Submarino Severodvinsk é lançado em 15 de junho de 2010 com grande pompa
A Armada Russa receberá até 8 submarinos nucleares de ataque da classe “Yasen” até a próxima década, afirmou o Almirante Vladimir Sergeyevich Vysotskiy, comandante da Armada Russa nessa sexta-feira (29/07).

“Estamos esperando o recebimento de ao menos oito submarinos de ataque da classe (Yasen) até 2020”, disse o comandante em entrevista exclusiva à RIA NOVOSTI.

Vysotskiy disse que o submarino insígnia da classe, o K-329 Severodvinsk, começará os testes de mar em agosto, testes esses que durarão 2 meses e que acontecerão no Mar Branco. Espera-se que o submarino entre no serviço ativo da Armada Russa ainda esse ano.

O segundo submarino da classe Yasen, o Kazan, está sendo construído nesse momento no estaleiro de Sevmash, na cidade de Saverodvinsk, no noroeste da Rússia.

O terceiro submarino da classe Yasen começará a ser construído ainda esse ano.

A classe Yasen de submarinos de ataque nucleares foi projetada para lançar uma vasta variedade de mísseis de cruzeiro de longo alcance (até 5.000 km), com ogivas nucleares ou convencionais, que efetivamente serão usados contra navios de superfície inimigos e alvos em terra. Os submarinos dessa classe também são capazes de caçar e destruir submarinos inimigos.

O armamento do submarino inclui 24 mísseis de cruzeiro, 8 lançadores de torpedos, bem como minas submarinas e mísseis anti-navio. Além disso o submarino tem 8 tubos para o lançamento de torpedos de 533mm e 650mm.

2 comentários:

  1. Informante, esses subs da classe yasen são equivalentes aos SSGNs da classe Ohio?
    Jimmy

    ResponderExcluir
  2. O Yasen foi desenhado para cumprir o mesmo tipo de missão que os submarinos da classe Ohio da US Navy. Entretanto, o submarino russo é de uma geração posterior o que faz dele o melhor submarino nuclear de ataque do mundo.

    ResponderExcluir