terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Como será o futuro caça de combate dos Estados Unidos?

Acima uma concepção artística do Boeing F/A-XX, um projeto de caça de sexta geração para Armada Americana
A Força Aérea Americana (USAF) e a Marinha Americana começaram a elaborar os requisitos técnicos e tecnológicos para o novo avião de combate de sexta geração do país, o qual deverá entrar em serviço entre 2025-2030.

Embora já esteja em curso o desenvolvimento dos requerimentos para o novo avião de combate, o financiamento do projeto não começará antes de 2015, devido aos planos do Ministério da Defesa em ajudar o seu orçamento.

De momento não se conhece as exigências principais dos militares americanos para a nova aeronave, mas anteriormente já tinha sido informado que entre as características do novo caça, estaria a capacidade do mesmo ser pilotado a distância e ele teria velocidade hipersônica, algo em torno 6,174 km/h.

De acordo com o site “Aviation Week”, mesmo que p Pentágono comece a financiar o projeto do novo caça em 2015, é pouco provável que o mesmo seja adotado antes de 2030. O site se embasa do histórico dos caças de quinta geração americanos: O F-22 Raptor começou a ser desenvolvido em 1986, mas o avião só entrou em serviço na USAF em 2005; O projeto F-35 Lightning II foi lançado em 2001 e a entrada de serviço desse caça é prevista para 2016;

Por outra parte, em meados de janeiro de 2011, o atual chefe do Pentágono, Robert Gates, anunciou que em 2012 será retomado o financiamento de um novo bombardeiro de longo alcance. A afirmação foi feita depois que a China mostrou ao mundo o primeiro vôo seu caça de quinta geração J-XX.

Em todo caso, as verbas para esses projetos permanecem incertas, uma vez que eles não estão incluídos no orçamento de projetos de 2011. Recentemente foi divulgado que o Pentágono cortaria US$ 78 bilhões do seu orçamento militar e outros US$ 100 bilhões seriam economizados, afim de melhorar a gestão interna da instituição. Até agora, o que é conhecido para o orçamento militar de 2012 é a modernização, o que acarretaria na extensão da vida útil dos já veteranos caças F-15 e F-16. O projeto prevê o desenvolvimento de um sistema de supressão de radares.

Outros projetos importantes das empresas americanas do ramo aeronáutico, são os projetos de novos aviões sem-piloto (MQ-X), que terão a missão de substituir o MQ-1 Predator e o RQ-9 Reaper, atualmente em uso. Esse projeto já está em curso, mas sem licitação formal.

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