terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Metralhadoras belgas para o Exército Francês

Operador de metralhadora do Exército Luxemburguês opera uma FN MAG
montada em uma viatura blindada no Afeganistão
A fabricante de armas belga FN Herstal entregará em oito anos cerca de 11.000 metralhadoras FN MAG ao Exército Francês, sob um contrato de quase 100 milhões de Euros, informou hoje uma agência Belga.

As primeiras 500 metralhadoras serão entregues ainda esse ano, e o restante será entregue no decorrer de 7 anos, disse Robert Savage, um porta-voz da FN Herstal.

A Fabrique Nationale (FN) fica situada em Herstal, um município da Bélgica localizado no distrito de Liège, província de Liège, região da Valônia. A empresa estava competindo com outras duas empresas, uma delas era a Heckler & Koch.

O contrato garantirá 200 empregos na FN, 12,5 milhões de Euros em média por ano  em um montante de 600 milhões de Euros que a empresa tem por ano.

E metralhadora média FN MAG – funcionamento operado a gás e culatra aberta – está em uso nos Exército de 80 países desde a década de 50, incluindo os EUA, que passaram a utilizar a metralhadora belga sob a nomenclatura M240 em 1977. A metralhadora é conhecida por sua confiabilidade, o que a colocou no seleto grupo das melhores metralhadoras do mundo. Ademais, o Exército Francês nunca usou-a em larga escala. O uso dessa metralhadora no Exército Franceses restringiu-se apenas ao uso em helicópteros.

A FN MAG pesa entre 11 e 12 quilos (depende se essa estará sem ou com bipé ou tripé), pode disparar de entre 600 a 1000 tiros por minuto. Se trata de uma metralhadora 7.62×51mm OTAN.

A aquisição da metralhadora belga substituirá as metralhadoras ANF1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário