domingo, 21 de novembro de 2010

Pyongyang mostra complexo nuclear secreto a cientista dos EUA

Siegfried Hecker
A Coreia do Norte mostrou no princípio deste mês um enorme complexo secreto para o enriquecimento de urânio a um cientista americano, segundo informa neste domingo em sua edição digital o The New York Times. O jornal descreve a novidade como um desafio ao Governo do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

O Times informa que o ex-diretor do Laboratório Nacional de Los Álamos e professor da Universidade de Stanford Siegfred S. Hecker admitiu em entrevista que ficou surpreso com a capacidade da unidade, na qual viu centenas de centrífugas recém instaladas em uma velha planta processadora de combustível derivado de petróleo.

O cientista americano, que acrescentou que o centro de controle era "ultramoderno", informou de maneira reservada à Casa Branca ao término de sua viagem.

O Governo dos Estados Unidos despachou emissários à China, Rússia, Japão e Coreia do Sul para informar do que considera uma clara violação das resoluções das Nações Unidas, com o objetivo de persuadir os outros membros das que define como "moribundas" conversas de seis lados para a desnuclearização da península coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário