quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Rússia planeja reabrir porto naval no Vietnã


A Marinha de Guerra da Rússia está planejando reabrir a base de logística no porto da Baía de Cam Rahn, no sul do Vietnã, informou um porta-voz da Armada.

"Foi concluído o trabalho com documentos que são verificados e calculados a necessidade de reabrir a base para abastecer os meios navais russos na região asiática do Pacífico", informou o porta-voz. "Se a decisão é política, a Marinha russa está disposta a reabrir uma base militar no Vietnã, no prazo de três anos."

O complexo militar é necessário para apoiar os navios russos na constante luta contra a pirataria marítima nos oceanos Índico e Pacífico.

Os americanos foram os primeiros que estabeleceram sua base em Cam Rahn, a qual servia ao Pentágono para poder bombardear os territórios que estava sob o controle dos Vietcongs. Com o término da guerra, no ano de 1975, os americanos foram obrigados a fechar a sua base.

No ano de 1979, Moscou e Hanói firmaram um acordo que justificava o uso da Baía como porto para a Marinha de Guerra da URSS, por um período de 25 anos. O documento autorizava no porto 10 barcos simultaneamente, 8 submarinos e 6 barcos auxiliares. A URSS não tinha que pagar para estacionar seus navios.

Em 1998, o Vietnã mudou radicalmente as condições de propor à Rússia que pagasse US$ 300 milhões por ano, enquanto a China e os EUA ofereceram as autoridades do país US$ 500 milhões. Três anos mais tarde, a Rússia tomou a decisão de não prolongar o acordo com o Vietnã em razão das mudanças na situação econômica e política, e um ano mais tarde, os últimos soldados russos deixaram o enclave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário