Submarino K-152 Nerpa, agora rebatizado de INS Chakra |
"Não há nenhum problema com o submarino, atrasamos as datas de entrega por força maior. Segundo o acordo prévio, entregaremos à Índia em março", assegurou Shport.
De acordo com fontes, a Índia receberá o submarino nuclear "Nerpa" por meio leasing, com direito de comprar. O contrato terá vigência de 10 anos e um custo de US$ 900 milhões.
Moscou planejava entregar o Nerpa em 2008, mas a entrega teve atraso devido a problemas técnicos.
Em novembro de 2008, enquanto o submarino russo realizava provas de mar no Mar do Japão, ocorreu um acidente que ocasionou a morte de 20 tripulantes, isso fez com que houve atraso na entrega do submarino.
A Índia necessita do Nerpa para adquirir experiência técnica necessária para operar submarinos nuclear e aplicar essa experiência no submarino nacional indiano "Arihant". Espera-se que o submarino nacional indiano seja incorporado à Armada Indiana em 2011 ou 2012.
Em 1988 a URSS entregou um submarino à índia em regime leasing por um período de 3 anos. Em 1991 o contrato venceu e ambas as partes não quiseram prolongar o acordo. Mas tarde a tripulação indiana do submarino se aposentou e assim não pode repassar a experiência adquirida.
O "Nerpa" (K-152) pertence aos submarinos de 3ª geração e seu batimento de quilha acontecera em 1991.
Esse modelo (Akula) desloca entre 8 e 12 mil toneladas, alcança 30 nós de velocidade e pode submergir a 600 metros de profundidade. Tem uma autonomia de 100 dias e sua tripulação é de 73 homens.
Em seu arsenal, o submarino conta com 4 lança torpedos de 533mm e outros 4 de 650mm.
Nenhum comentário:
Postar um comentário