quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Karzai nega negociações com o Talibã

Hamid Karzai
Após renovadas especulações de que o governo afegão estaria negociando a paz com o Talibã — desta vez, com a autorização do líder espiritual do grupo, mulá Omar — o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, negou, através de um porta-voz, a existência de contatos com o alto escalão da insurgência.

— Há somente contatos indiretos com membros da baixa hierarquia — admitiu o portavoz Hamed Elmi, lembrando que, na semana passada, Karzai nomeou um “conselho de paz” formado por 70 pessoas para estudar qualquer eventual negociação formal.

Mais cedo, Wahid Mojdeh, exmembro do governo talibã, afirmara “ser pouco provável” qualquer tipo de contato — e que o mulá tenha autorizado alguém a falar por ele diretamente.

As supostas negociações foram reveladas pelo jornal “Washington Post”. De acordo com o diário, as conversas, secretas e de alto nível, ainda estariam num estágio preliminar.

Os principais pontos em discussão seriam a participação de alguns membros do Talibã no governo e a retirada das tropas ocidentais.

Ontem, 40 caminhões que levavam suprimentos para tropas da Otan no Afeganistão foram atacados no Paquistão por milícias talibãs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário